Categories: Blog

Por que um dermatologista deve saber dermatoscopia?

Ter conhecimento em dermatoscopia, além de ser essencial para conquistar a aprovação no TED, é de extrema importância para o dia a dia do profissional dermatologista, oncologista clínico, patologista, cirurgião plástico, entre outros. Por meio das ferramentas tecnológicas que englobam esse método é possível garantir diagnósticos mais precisos e detalhados, evitar cirurgias desnecessárias e identificar lesões neoplásicas em fase precoce, o que possibilita tratamentos menos invasivos.

Neste conteúdo, nós, do Blog da Evoluemed, vamos te explicar mais detalhes sobre a importância da dermatoscopia. Continue a leitura para conferir! 

Veja também – Dermatoscopia: conheça os pontos indispensáveis para o TED com a Dra. Gisele Rezze

Qual é a importância da dermatoscopia?

Segundo artigo publicado na Sociedade Brasileira de Dermatologia – Seção Rio Grande do Sul (SBD-RS), a dermatoscopia revolucionou o diagnóstico clínico dermatológico, uma vez que permite a identificação de estruturas não visíveis a olho nu, proporciona o diagnóstico de melanoma em estágio inicial, quando ainda não seria reconhecido pela aparência clínica. Além disso, em pacientes com múltiplos sinais de pele – nevos melanocíticos, as imagens de dermatoscopia podem ser registradas e comparadas ao longo do tempo, o que permite a detecção de alterações iniciais sugestivas de malignidade e reduzir o número de biópsias desnecessárias das lesões que permanecem estáveis.

Ainda que um dos empregos principais da dermatoscopia seja no diagnóstico do câncer da pele, a aplicabilidade do método vai além: também é fundamental para a rotina profissional de cirurgiões plásticos, patologistas, clínicos gerais e cirurgiões oncológicos. 

Curso Dermatoscopia Intensivo

O nosso curso Dermatoscopia Intensivo, ministrado pela Dra. Gisele Rezze – autora do livro intitulado “Atlas de Dermatoscopia Aplicada”, é uma excelente opção para quem deseja se aprofundar no método e para os postulantes ao TED. As aulas também incluem abordagens sobre tricoscopia, vinculada à dermatoscopia, e avaliação de cabelos e couro cabeludo para diagnosticar doenças capilares.

A Dra. Gisele Rezze é especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia. Mestre e Doutora em Oncologia pela Fundação Antônio Prudente. Publicou mais de 20 artigos em revistas indexadas na PubMed. É expert em oncologia cutânea, dermatoscopia, mapeamento corporal total e dermatoscopia digital e microscopia confocal in vivo. Atualmente é coordenadora da Pós-Graduação Lato Sensu em OncoDermatologia no Hospital Israelita Albert Einstein.

Conheça nosso blog!

Confira outros conteúdos que podem ser do seu interesse:

Como ser um médico de sucesso? Descubra aqui!

5 vantagens de fazer um curso online para atualização profissional

 

Fonte: Artigo publicado na Sociedade Brasileira de Dermatologia – Seção Rio Grande do Sul (SBD-RS)

Michelle A. Mansur

Comments are closed.

Recent Posts

Revisão para o TED: técnicas e dicas para relembrar os temas mais cobrados

A chave para uma revisão vencedora para o TED é a organização no momento de relembrar os conteúdos mais cobrados…

1 ano ago

Conheça os 5 temas de Dermatopatologia mais cobrados no TED

Dermatopatologia é um dos principais temas cobrados nas últimas edições da prova de Título de Especialista em Dermatologia (TED). Por…

1 ano ago

Dermatoscopia aplicada: saiba como melhorar sua prática no consultório

Dermatoscopia é uma área da dermatologia que conta com o apoio de equipamentos tecnológicos para garantir diagnósticos mais precisos e…

2 anos ago

Podcasts: como utilizar a ferramenta nos estudos?

Podcasts se mostram como uma grande tendência e já ganharam a preferência de muitas pessoas como principal formato de consumo…

2 anos ago

Marketing Digital para médicos: dicas e boas práticas

Marketing Digital é uma estratégia de comunicação utilizada por empresas e profissionais dos mais diversos setores, inclusive, na área da…

2 anos ago

Atualização profissional para nutricionista: destaque-se no mercado!

Atualização profissional para nutricionista representa a consolidação da carreira, tendo em vista o constante aumento na busca por orientação nutricional:…

2 anos ago