• Blog
  • Dermatoscopia: conheça os pontos indispensáveis para o TED com a Dra. Gisele Rezze

Dermatoscopia: conheça os pontos indispensáveis para o TED com a Dra. Gisele Rezze

Blog

Dermatoscopia: conheça os pontos indispensáveis para o TED com a Dra. Gisele Rezze

Dermatoscopia: conheça os pontos indispensáveis para o TED com a Dra. Gisele Rezze

O TED está próximo e, para alcançar uma preparação vencedora, é preciso se atentar nas revisões das matérias e áreas de conhecimento exigidas no exame avaliativo. Entre elas, pode-se destacar a dermatoscopia, matéria que está presente na segunda etapa da prova de Título de Especialista em Dermatologia, que consiste em um teste prático, por meio do uso do dermatoscópio, para que o postulante analise pintas, manchas e melasmas e quais os possíveis riscos para a saúde do paciente.

Neste conteúdo, nós, do Blog da Evoluemed, vamos te explicar sobre a importância da matéria dermatoscopica, os diagnósticos e a iconografia do exame. Com o objetivo de te direcionar a um estudo produtivo, daremos dicas de quais tópicos da disciplina devem ser revisados. Confira! 

Princípios para estudar dermatoscopica

Os futuros especialistas em dermatologia precisam passar pela parte teórica e prática do exame do TED e, para isso, destacam-se algumas matérias como a dermatoscopia, que representa 25% das questões da prova. Confira os principais tópicos da matéria que devem ser revisados no momento de estudo:

  📌 Discussões de casos clínicos

Aprofundar-se nessa matéria fará com que o profissional aprimore a capacidade técnica, o que resultará no preparo para a rotina prática, em especial, da dermatologia, na qual o especialista estará habilitado a atuar com mais segurança e autoridade na área.

   📌 Sessões iconográficas

As sessões permitem aos profissionais o desenvolvimento de maior assertividade nos diagnósticos para saber diferenciar as lesões na derme do paciente. Afinal, para identificar manchas, pintas, melasmas e doenças de pele, o dermatologista precisa estudar a iconografia, que consiste na interpretação feita em exames clínicos para analisar cores, formas e estruturas variadas da pele.

Conheça o Dermatoscopia Intensivo! 

Com a proximidade da data de realização do TED é de extrema importância que você foque nas revisões dos temas mais cobrados. O nosso curso Dermatoscopia Intensivo, ministrado pela Dra. Gisele Rezze, que é autora do livro intitulado Atlas de Dermatoscopia Aplicada, guiará a revisão com os pontos indispensáveis para o exame. O curso inclui, ainda, a área de tricoscopia, vinculada a dermatoscopia, que aborda sobre a avaliação de cabelos e couro cabeludo para diagnosticar doenças capilares.

“Um diferencial para o postulante é dar atenção aos detalhes de cada matéria e, para isso, é necessário revisar enquanto estuda. Dessa forma, a fixação é mais assertiva e, no momento da prova, o estudante se sentirá mais seguro para resolver as questões. No âmbito da dermatoscopia, é preciso entender que analisar casos  clínicos e as sessões iconográficas tornarão o repertório muito maior para a resolução de questões teóricas e práticas  .” 

Dra. Gisele Rezze

📌 A Dra. Gisele Rezze é especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia. Mestre e Doutora em Oncologia pela Fundação Antônio Prudente. Desenvolveu sua linha de pesquisa em diagnóstico precoce do câncer da pele e publicou mais de 20 artigos em revistas indexadas na PubMed. É expert em oncologia cutânea, dermatoscopia, mapeamento corporal total e dermatoscopia digital e microscopia confocal in vivo. Atualmente é coordenadora da Pós-Graduação Lato Sensu em OncoDermatologia no Hospital Israelita Albert Einstein.

🔖Dicas da EvolueMed para estudar para o TED:

  • Assista aulas em vídeo;
  • Estude antes de dormir;
  • Procure sempre revisar os assuntos;
  • Faça exercícios;
  • Reserve um tempo para descanso;
  • Organize seu plano de estudo;
  • Tenha foco e disciplina.

Confira outros conteúdos que você podem ser do seu interesse:

Como ser um médico de sucesso? Descubra aqui!

Como montar uma rotina de estudos para o TED

Tags:, ,