• Blog
  • Tudo o que você precisa saber sobre a prova do TED

Tudo o que você precisa saber sobre a prova do TED

Blog

Tudo o que você precisa saber sobre a prova do TED

Tudo o que você precisa saber sobre a prova do TED

Uma das mais concorridas no país, a prova do Título de Especialista em Dermatologia (TED) fornece certificação na área. Entretanto, é preciso ser aprovado no exame aplicado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Este conteúdo foi desenvolvido para tirar todas as dúvidas de quem irá prestar o TED. Vamos lá?

Informações sobre a prova TED 

O teste é feito anualmente e costuma ser dividido em etapas. A primeira é uma avaliação teórica composta por questões de múltipla escolha. Já a segunda, é chamada de teórico-prática, estabelecida por questões de múltipla escolha, mas com o complemento de imagens e fotos, lesões e doenças etc.

Por se tratar de uma prova de concessão de título de especialista em uma área da medicina, o nível de dificuldade é considerado alto, o que faz com que os candidatos precisem estar bem preparados. As duas etapas da prova são eliminatórias e é preciso acertar 60% das questões em cada fase.

Quais as questões mais frequentes no TED?

Cerca de 25% das questões do TED são compostas da matéria de Dermatopatologia. Por ter bastante peso na prova, existem cursos específicos para a matéria. 

Fique por dentro do TED:

📝 Em média, somente cerca de 40% dos candidatos são aprovados para a segunda fase do teste. É a etapa do TED com a menor taxa de aprovação.

👩‍⚕️ Dados do censo de 2018, da Associação Médica Brasileira (AMB), revelam que no Brasil há cerca de 8.317 dermatologistas titulados.

📑 A avaliação tem o intuito de medir conhecimentos aprofundados.  Entre as questões são cobrados temas que sejam inerentes à especialidade, nas áreas clínicas e cirúrgica. Assuntos em destaque na área dermatológica também costumam ser abordados.

Dicas para estudar para o TED

📖 Ao lançar o edital para a prova, a SBD disponibiliza a bibliografia específica para estudos. Use-a como referência para guiar seu aprendizado.

📚 Monte uma rotina de estudos e utilize as melhores ferramentas e técnicas para seguir seu cronograma e planejamento.

💻 Faça um curso online preparatório para o TED, as vantagens são diversas: flexibilidade, custo-benefício e, claro, a possibilidade de estudar de onde estiver.


Gostou deste conteúdo?

Confira outros que podem te interessar:

Como montar uma rotina de estudos para o TED

5 vantagens de fazer um curso online para atualização profissional

 

Tags:, ,