• Blog
  • Saiba quais são as etapas da prova do TED

Saiba quais são as etapas da prova do TED

Blog

Saiba quais são as etapas da prova do TED

Saiba quais são as etapas da prova do TED

A prova do TED (título de especialização em dermatologia) acontece uma vez ao ano e, como em todo teste de proficiência, exige preparo e atenção por parte do candidato. Apesar de não haver um número máximo de aprovações como em um vestibular ou concurso público, é preciso que ficar atento para cumprir todas as etapas da prova sob o risco de ser reprovado e precisar aguardar um ano inteiro para uma nova oportunidade.

A seguir, um resumo sobre as etapas para entender como a prova do TED funciona, embora, após essa leitura, recomendamos que você leia o edital com atenção para não perder nenhum detalhe.

Inscrição

Como todo concurso, é necessário fazer uma inscrição e, para isso, é preciso preencher alguns pré-requisitos básicos, além de cumprir algumas etapas. Entre elas:

  • estar inscrito no Conselho Regional de Medicina (CRM);
  • estar atuando como dermatologista ou equivalente de forma comprovada por pelo menos três anos. As regras de como esses anos podem ser preenchidos por diferentes situações de trabalho, inclusive no exterior, são detalhadas no edital;
  • pagar a taxa de inscrição;
  • preencher todos os dados solicitados, além de anexar qualquer documento comprobatório que venha a ser exigido pelo edital.

Hoje em dia, esse processo pode ser feito em sua totalidade por meios digitais, o que facilita bastante.

Prova teórica eliminatória

A prova teórica é realizada com dia, horário e local pré-definidos e divulgados com antecedência. O não comparecimento ou o comparecimento com atraso à prova do TED implicarão a ausência e eliminação da pessoa no processo, não havendo a possibilidade de marcação de nova prova ou segunda chamada.

A prova de 2018 teve duração de quatro horas corridas e foi composta por 80 questões objetivas com quatro alternativas, em que apenas uma era a correta. Foram eliminados os candidatos que não alcançaram 60% de acertos, equivalente a 48 questões corretas na prova do TED.

Os conhecimentos avaliados foram sobre as matérias de Dermatologia Clínica, Laboratorial, Cirúrgica e Cosmiátrica.

O gabarito costuma ser divulgado semanas após a prova, e a lista de aprovados logo em seguida, em um endereço eletrônico pré-determinado.

Prova teórico-prática

A prova teórico-prática do TED é realizada também em data, hora e local específicos, divulgados com antecedência pela comissão organizadora. Para a participação, os candidatos devem comprovar aprovação na prova anterior e realizarem uma nova inscrição. A aprovação na primeira prova não garante a realização da segunda; então, os candidatos são obrigados a efetuar uma nova inscrição, de acordo com as regras do edital.

Com relação ao teste em si, a organização abandonou o sistema de prova oral em virtude das complicações que essa modalidade representa em termos de logística e organização, sendo então realizado em um computador, assim como outros tantos testes semelhantes.

Em 2018, a prova foi composta por 40 questões de múltipla escolha, com uma alternativa correta, e a quantidade necessária de acertos para obter a aprovação foi de 60% (24 questões). O tempo de duração foi de 3 horas e 30 minutos.

Assim como na primeira prova, o gabarito e a lista de aprovados são divulgados em endereço eletrônico pré-determinado algumas semanas após a prova do TED. Para começar agora a se preparar, conheça as opções de cursos oferecidas pela EvolueMed.

Dermatoscopia, TED, Dermatologia