• Blog
  • Dermatoscopia: matéria fundamental na 2ª etapa do TED

Dermatoscopia: matéria fundamental na 2ª etapa do TED

Blog

Dermatoscopia: matéria fundamental na 2ª etapa do TED

Dermatoscopia: matéria fundamental na 2ª etapa do TED

Anualmente, a Sociedade Brasileira de dermatologia realiza o exame para obtenção do Título de Especialista em Dermatologia, popularmente conhecido como TED. Entre as matérias e áreas de conhecimento exigidas pelas provas, podemos destacar a dermatoscopia: exame que visa detectar e prevenir doenças como o câncer de pele.

O exame é realizado através do uso do dermatoscópio, aparelho capaz de ampliar imagens em até 70 vezes, quase como um microscópio. Através desse instrumento, o profissional de saúde consegue avaliar pintas, manchas e melasmas que muitas vezes não podem ser vistas a olho nu e que podem representar algum risco para a saúde do paciente. As imagens captadas podem ser salvas no computador, e a precisão diagnóstica do exame é de aproximadamente 97%.

Contudo, o profissional de saúde precisa estar apto para realizar o exame com atenção, afinal, se trata de um assunto muito sério. Por esse motivo, uma das principais preocupações dos futuros dermatologistas são os estudos da demastocopia, seus diagnósticos, a iconografia do exame e outros assuntos relacionados ao tema.

Apenas com esses conhecimentos os profissionais de medicina estarão preparados para obter sua aprovação nos exames do TED e, o mais importante: preparados para diagnosticar corretamente seus pacientes e contribuir para o combate do câncer de pele.

O que é o TED?

O Título de Especialista em Dermatologia ou simplesmente TED é uma certificação dada aos médicos dermatologistas através de um exame realizado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SDB). Apenas através dessa titulação o profissional estará autorizado a atuar como médico dermatologista. O título também deverá ser registrado no Conselho Nacional de Medicina.

Para obter essa certificação, os profissionais devem realizar uma prova, que é dividida entre avaliação teórica e avaliação teórico-prática. Portanto, é indispensável que os profissionais de saúde que desejam construir suas carreiras como dermatologistas busquem por cursos especializados, capazes de prepará-los para o exame.

Como estudar dermatoscopia

Os médicos que pretendem seguir carreira como dermatologistas precisam estar preparados para as provas teóricas e práticas do exame para obtenção do Título de Especialista em Dermatologia.

Pensando nisso, é recomendado que os profissionais estudem e realizem treinamentos relacionados às matérias que são cobradas no exame, com destaque em especial para a dermatoscopia. Veja, a seguir, alguns requisitos importantes na hora de estudar essa matéria para a prova.

Discussões de casos clínicos

As discussões de casos clínicos são uma ótima forma de preparar os profissionais para as provas práticas e teóricas, além de avaliar se as leituras e aulas teóricas estão contribuindo de maneira positiva para o conhecimento prático dos médicos. Ao estudar e debater diagnósticos e sintomas, os profissionais aprendem na prática como devem avaliar os exames.

Sessões iconográficas

Para diagnosticar manchas, pintas e melasmas e identificar doenças de pele, o dermatologista precisa de estudos de iconografia, afinal, a interpretação feita em exames clínicos exige a análise de cores, formas e estruturas encontradas na derme do paciente. As sessões iconográficas permitem que os profissionais desenvolvam essa assertividade, sabendo diferenciar lesões cutâneas melanocíticas, não melanocíticas, malignas e benignas.

Relações com a dermatopatologia

É imprescindível que os futuros dermatologistas possuam conhecimentos de dermatopatologia – sub especialidade médica que estuda doenças de pele em nível microscópio e analisa possíveis causas celulares de doenças de pele. A dermatopatologia também é de vital importância na análise de exames e diagnósticos de doenças como o câncer de pele.

Esperamos que as informações sobre a importância da dermatoscopia tenham sido esclarecedoras para os médicos e estudantes de medicina que planejam obter o Título de Especialista em Dermatologia. E caso deseje adquirir mais conhecimentos sobre o assunto, não deixe de conhecer os cursos online da Evoluemed, que unem medicina, qualificação e tecnologia em uma única plataforma.