• Blog
  • Como ser um médico de sucesso? Descubra aqui!

Como ser um médico de sucesso? Descubra aqui!

Blog

Como ser um médico de sucesso? Descubra aqui!

Como ser um médico de sucesso? Descubra aqui!

Existem áreas que demandam muitos anos de estudo para que uma pessoa possa atuar como um profissional. No entanto, muito provavelmente, nenhuma carreira demanda tanto esforço e dedicação quanto a medicina e, por isso mesmo, você não pode abrir mão de conhecer as melhores estratégias para ser um médico de sucesso.

Muitas vezes, durante a graduação, nós temos o foco voltado para a formação técnica e para as disciplinas que nos ensinam sobre o corpo humano e o seu funcionamento, mas não aprendemos tudo aquilo que é necessário para sobrevivermos em um mercado tão competitivo. Por essa razão, confira o conteúdo a seguir e descubra como ser um médico de sucesso!

As dificuldades da formação médica

Não dá para negar que, na escola médica, há um grande investimento de tempo e dinheiro em formação para o exercício da função, mas que esse é apenas o primeiro passo. As disciplinas são de alta complexidade, esclarecendo não apenas o funcionamento do corpo humano, mas a sua relação com os agentes patológicos, os medicamentos e o meio externo como um todo.

Enquanto uns têm mais problemas para gerenciar o tempo e aprender todas as matérias, alguns costumam experimentar maiores dificuldades na parte prática e outros sofrem com as finanças, visto que é uma graduação altamente dispendiosa, até mesmo em instituições públicas. De qualquer forma, não é um período simples.

Os esforços no início de carreira

Terminar a graduação e receber o registro no Conselho é um momento de vitória na vida de qualquer profissional de saúde. No entanto, quando a carreira começa, é importante empregar esforços para se destacar no mercado, visto que esse é um segmento que tem um excelente potencial de lucratividade, mas que vem se tornando altamente competitivo.

Até mesmo por conta do aumento da exigência dos pacientes, que se informam constantemente e não hesitam em procurar outro médico, caso não se sintam plenamente atendidos, é preciso se concentrar bastante em ter um diferencial e tornar o seu consultório uma verdadeira referência no bairro ou na cidade.

As dicas para ser um médico de sucesso

Agora chegou a hora de conhecer algumas dicas úteis para que você possa se destacar ainda mais no mercado de trabalho, atingindo o máximo do seu potencial. Descubra abaixo como você pode fazer isso!

Comece dando o próprio exemplo

O primeiro passo para ser um médico de sucesso é dar o exemplo. Por mais que o público saiba que, por trás do profissional, existe um ser humano como outro qualquer, existem maiores chances de êxito se o paciente verificar que o seu doutor segue e realmente acredita naquilo que está propondo para ele.

Sendo assim, um endocrinologista ou um nutrologista não precisam ter um físico de atleta, mas será mais complicado convencer as pessoas a seguirem seus tratamentos se eles estiverem muito acima do peso ou sofrerem com o efeito sanfona. De uma forma geral, cuidar da própria saúde e do estilo de vida é altamente recomendável.

Ofereça um atendimento humanizado

Nos dias de hoje, um dos temas que mais chamam a atenção nos congressos e eventos de medicina e demais áreas do ramo da saúde é a preocupação com o atendimento humanizado. Essa é uma linha que vem ganhando cada vez mais espaço, independentemente da especialidade e do padrão da clínica.

É preciso que você ouça os pacientes em sua integralidade, respeitando suas características, anseios e demandas pessoais. Também é essencial que você se mantenha emocionalmente equilibrado e explique, da maneira que for possível, quais os motivos que o direcionaram para um determinado diagnóstico, tratamento ou conduta.

Invista em um bom marketing médico

O marketing médico é um diferencial importante para qualquer profissional da área e direcionar os seus recursos para esse tipo de ação é uma das melhores estratégias para ser um médico de sucesso. O lado bom dessa história é que, com o advento da internet, você pode apostar no universo digital e gastar muito menos para chegar até seu público.

No entanto, você também precisa compreender que o Conselho Federal de Medicina limita o merchandising, permitindo apenas uma divulgação que seja proveitosa para a sociedade. Você não poderá, por exemplo, utilizar fotos no estilo “antes e depois” ou anunciar algum equipamento como uma solução “milagrosa” para algum quadro clínico.

Mantenha-se em constante atualização

A atualização profissional é muito importante em qualquer segmento do mercado. No entanto, quando falamos da medicina, isso é ainda mais imprescindível e deve fazer parte da rotina diária e do estilo de vida da pessoa. Nos dias de hoje, felizmente, existem diversas maneiras diferentes de fazer isso.

Você deve investir em instituições que proporcionem um corpo docente altamente capacitado e especializado, além de um conteúdo aprofundado na sua área. Atualmente, você pode fazer isso com total privacidade, escolhendo por aulas presenciais ou por transmissão simultânea ao vivo online para os alunos em outras localidades.

Seja minucioso na consulta

A profissão médica demanda uma atenção especial quanto a qualquer detalhe do paciente e, por isso mesmo, é imprescindível ser bastante minucioso durante a consulta. É preciso estar atento não apenas aos sinais que o corpo do paciente emite, mas também ao seu estilo de vida e às suas características individuais, pois elas podem ser a chave para a solução dos seus problemas.

Além disso, é preciso extrapolar essa qualidade para o dia a dia da clínica. Atente também para a maneira como sua equipe lida com o público e o nível de satisfação dela com o seu local de trabalho. Um bom relacionamento fará com que o negócio funcione muito melhor, deixando os visitantes mais acolhidos e satisfeitos.

Essas são algumas das melhores estratégias para ser um médico de sucesso, mesmo vivendo em um mercado tão competitivo e desafiador como o atual!

Gostou de conhecer as melhores estratégias para descobrir como ser um médico de sucesso? Então, confira também o nosso outro artigo no blog que dá alguns bons motivos para você não abrir mão de uma atualização profissional constante!