• Blog
  • Como construir um plano de carreira como nutricionista em 7 passos

Como construir um plano de carreira como nutricionista em 7 passos

Blog

Como construir um plano de carreira como nutricionista em 7 passos

Como construir um plano de carreira como nutricionista em 7 passos

Projetar onde nós queremos estar no futuro é um tremendo exercício de estratégia, especialmente quando atuamos em um segmento tão complexo e competitivo quanto o setor da saúde. Diante dessa realidade, você não pode deixar de saber como construir um plano de carreira como nutricionista em 7 passos.

O fato é que, embora esse seja um setor valorizado e em franco crescimento, ganhar o destaque que você deseja e conquistar credibilidade diante do mercado exige que você adote ações estratégicas e inteligentes. Quer descobrir quais são elas? Então não deixe de conferir as dicas que preparamos a seguir.

A importância de um plano de carreira

Independentemente do segmento de atuação de um profissional, fazer um bom planejamento ajuda a vencer os percalços do caminho e alcançar o sucesso esperado, não é verdade? Isso é ainda mais fundamental em uma carreira extremamente competitiva como a do nutricionista.

Um plano de carreira deve, em linhas gerais, apresentar os passos necessários para ajudá-lo no alcance dos seus objetivos individuais, com as metas desejáveis e, sobretudo, alcançáveis em curto, médio e longo prazos. E, se você já percebeu que isso é imprescindível para ter êxito, siga as etapas abaixo para montar o seu plano.

Dicas para construir um plano de carreira como nutricionista

1. Faça uma avaliação pessoal

O primeiro passo para construir um plano de carreira como nutricionista é fazer uma avaliação pessoal, afinal, não dá para ter êxito em nenhum segmento profissional se você não conhece a si mesmo. Nesse aspecto, é preciso identificar não apenas as suas aptidões e interesses, mas também anseios, necessidades e dificuldades.

Reflita sobre o seu momento atual e o que precisa ser aperfeiçoado, sem deixar de lado os seus valores e talentos, que contribuirão para o alcance de seus objetivos. Deixe as ideias fluírem e não menospreze nada do que vier à sua cabeça. Muitas vezes, o que parece confuso inicialmente pode ajudar no futuro.

2. Trace um bom plano de ação

O segundo passo para construir um plano de carreira como nutricionista é traçar um bom plano de ação, como uma espécie de conjunto de pontos que você deve atingir em curto, médio e longo prazos. Na realidade, trata-se de identificar e listar os degraus que ligarão você até o sucesso que tanto deseja.

Para fazer isso, é importante analisar adequadamente qual é a distância que separa o seu estado atual de onde você deseja estar. Depois, é hora de dividir esse percurso em espaços menores e, dessa maneira, ir mapeando o que você precisa aprender, adquirir, construir, poupar ou mudar para chegar até lá.

3. Estipule prazos para cada etapa

Agora que você já tem um plano de ação, chegou a hora de colocar prazos para cumprir cada meta. Elas precisam ser organizadas no seu planejamento de forma que permita que você alcance determinados objetivos em um período bem definido, mesmo considerando que eventuais problemas ou percalços podem surgir.

Por isso, ao estipular tais limites, você não pode deixar de considerar realisticamente as dificuldades que enfrentará. Uma boa ferramenta e estratégia para não falhar nesse quesito é facilitar a visualização de cada fase para chegar ao destino profissional desejado, algo que você consegue colocando tudo no papel.

4. Coloque tudo no papel

Colocar no papel os passos que listamos acima é basilar para que você consiga gerenciar melhor a sua carreira, acompanhando os desafios e alvos que você mesmo se propôs. Dedique um período do seu tempo, como um final de semana ou um feriado, para anotar tudo e fazer esse planejamento por escrito, facilitando a sua visualização.

Não se esqueça de que, ao escrever cada objetivo, você deve deixar um espaço para atualizações ou até mesmo para preencher com a data em que você espera que ele será atingido. Abaixo, também separe um cantinho para observações pontuais ou até mesmo avaliações gerais do plano, com aprendizados e lições que tirou de cada experiência.

5. Invista no seu desenvolvimento

Investir no seu desenvolvimento pessoal e profissional é outro passo muito importante para construir a sua carreira como nutricionista. Para isso, identifique o que você precisa aprender e aprimorar, observando quais são os cursos que têm um bom reconhecimento do mercado ou quais são as provas que você não pode deixar de fazer.

Para isso, não basta fazer aperfeiçoamentos específicos da sua área, é necessário também compreender quais são os pontos fracos que você precisa minimizar para ser competitivo na busca pelos melhores cargos. Se você não sabe outra língua ou não consegue falar em público, por exemplo, um curso de inglês ou de oratória são cruciais.

6. Saia da zona de conforto

Outro ponto para construir um plano de carreira como nutricionista é não ter medo de sair da sua zona de conforto. Estar aberto para correr riscos e se lançar em novos desafios, aproveitando a experiência profissional que isso agrega, é de suma importância para refletir e compreender o que você realmente quer fazer da vida.

É importante estar conectado com a sua alegria interior, que acende a sua curiosidade. Pense qual é o seu propósito no segmento que escolheu para trabalhar e como você pode unir a sua vocação com o impacto que deseja imprimir no mundo. Para muita gente, esse é o verdadeiro segredo para o sucesso.

7. Construa um bom networking

Por fim, para construir um plano de carreira como nutricionista, você não pode abrir mão de um bom networking. E isso é crucial não apenas para que você tenha contatos na hora de descobrir oportunidades de trabalho, mas também para descobrir quais são as práticas de marketing que conduzem algum profissional da sua área para o sucesso.

A melhor maneira de fazer isso é sendo dedicado nas disciplinas e cursos que você realiza, visto que essa é uma maneira de ganhar respeito dos outros estudantes e a admiração de professores, que podem ser uma boa inspiração. Palestras, congressos, simpósios e eventos em geral são outra forma de adquirir contatos.

Como você pôde ver, planejar seus próximos passos e decidir sobre o seu futuro pode ser um pouco mais simples se você seguir essas etapas!

E agora, pronto para construir um plano de carreira como nutricionista? Gostou do conteúdo? Então deixe o seu comentário para nós aqui no blog!

Trackback do seu site.

Deixe um comentário