• Blog
  • Conheça os 5 temas de Dermatopatologia mais cobrados no TED

Conheça os 5 temas de Dermatopatologia mais cobrados no TED

Blog

Conheça os 5 temas de Dermatopatologia mais cobrados no TED

Conheça os 5 temas de Dermatopatologia mais cobrados no TED

Dermatopatologia é um dos principais temas cobrados nas últimas edições da prova de Título de Especialista em Dermatologia (TED). Por ser um tema sempre presente na avaliação, aprofundar-se no assunto se torna necessário para alcançar a aprovação e se tornar um especialista em dermatopatologia. A Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz), por meio de análises em 55 mil pacientes e mais de 900 médicos, aponta as doenças de pele mais comuns no Brasil. Entre as principais, a acne ocupa o 1° lugar, com 14% do total de diagnósticos; seguida por micoses superficiais, que representam 8,7% dos casos e transtorno de pigmentação, com 8,4% de incidência. Além disso, o câncer de pele é um dos mais comuns e estima-se que sejam detectados mais de 170 mil casos a cada ano do triênio (2020/2022), segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca).

Portanto, compreender mais sobre dermatopatologia é fundamental – para o dia a dia dos dermatologistas, para além de ser aprovado na avaliação da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), tornar-se um profissional eficiente para tratar casos diversos. Para te manter motivado na preparação da prova, nós, do Blog da Evoluemed, produzimos esse conteúdo com a lista dos 5 temas mais cobrados em dermatopatologia no TED. Continue a leitura para conferir!

Veja mais – Estudo EAD: 6 dicas para ter mais disciplina e organização

5 temas da dermatopatologia mais cobrados no TED

Dermatopatologia é uma matéria fundamental para a prova de Título de Especialista em Dermatologia, visto a amplitude da área – responsável pelos estudos de doenças subcutâneas em nível microscópico e molecular, além de abranger análises de possíveis causas de doenças da pele. Confira a seguir os 5 temas da dermatopatologia mais cobrados no TED:

  1. Buloses: trata-se de um grupo de doenças que possuem características de comprometimento cutâneo e mucoso, ou seja, patologias que, comumente, tem a presença de bolhas na pele;
  2. Tumores epiteliais: também conhecidos como carcinomas – o tipo é denominado a partir da análise de diversas características e fatores;
  3. Nevo/melanoma: é classificado como um tumor benigno composto por células pigmentadas ou também conhecidos como melanócitos – como as pintas, sinais com cor ou verrugas;
  4. Cistos: pode ser considerado uma formação anormal que contém líquido ou substâncias semi sólidas que pode vir a causar dor – em alguns casos não é considerado cancerígeno, mas em outros, pode indicar alguma patologia;
  5. Tumores de anexos: normalmente, correspondem a crescimentos benignos que começam em folículos da pele externa do ânus.

Como estudar dermatopatologia para o TED?

Existem diversos métodos que podem auxiliar na fixação dos estudos em dermatopatologia para o TED. Técnicas em resumo, tempo de concentração e lazer, revisões objetivas, vídeos e podcasts resumidos e mapas mentais podem ser úteis no momento de compreensão da matéria. Além de hábitos que podem auxiliar na preparação antes e durante a avaliação, como:

  • Momentos de lazer, para tornar os estudos mais leves;
  • Rotina de exercícios físicos, para melhorar o condicionamento físico e mental;
  • Alimentação balanceada, a fim de fortalecer a imunidade e potencializar a memória;
  • Incluir atividades que goste de realizar, para aguçar a criatividade e o bom-humor.

Estude dermatopatologia  para o TED com a Evoluemed!

Com um quadro de professores especialistas, nós, da Evoluemed, disponibilizamos intensivos, aulões ou módulos especiais repletos de conteúdos de qualidade, ricos em detalhes e que ajudam nossos alunos a reforçarem a matéria com eficácia. 

Para você, que deseja continuar seus estudos e alcançar a aprovação no TED, conheça os nossos cursos preparatórios que podem alavancar seus estudos.

Conheça o nosso Blog!

Em nosso Blog, você pode conferir outros conteúdos que podem ser do seu interesse:

5 dicas valiosas para você se preparar para o TED

Dermatoscopia: conheça os pontos indispensáveis para o TED com a Dra. Gisele Rezze

Fonte: Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Tags:, ,