• Blog
  • Estudo EAD: 6 dicas para ter mais disciplina e organização

Estudo EAD: 6 dicas para ter mais disciplina e organização

Blog

Estudo EAD: 6 dicas para ter mais disciplina e organização

Estudo EAD: 6 dicas para ter mais disciplina e organização

Estudo EAD está cada vez mais em alta no país. Segundo dados da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), a procura pela modalidade registrou crescimento de 30% desde o início da pandemia. Além disso, um estudo realizado pela Educa Insights em parceria com a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) revelou que 46% dos estudantes buscam o formato à distância para aprender. Especialistas afirmam que a facilidade dos cursos online, que eliminam “barreiras físicas” e aumentam a disponibilidade de opções, está entre os porquês desse destaque do formato.

Para te ajudar a manter a organização e a disciplina em sua rotina de estudos EAD, nós, do Blog da Evoluemed, preparamos uma lista com 6 dicas simples de aderir no dia a dia. Continue a leitura e confira! 

Veja também: 10 dicas para manter o foco nos estudos e passar no TED

Dica 1 – Defina seu objetivo com o EAD

O primeiro passo para alcançar bom rendimento nos estudos em formato EAD é definir o seu propósito. O que você almeja ao realizar aulas à distância? Se especializar? Se atualizar? Passar em alguma prova importante para sua carreira profissional? Ter em mente a sua razão para, diariamente, abrir seu computador e estudar, sem o contato presencial com professores e colegas, é crucial para te ajudar a se manter motivado. Seu objetivo será o seu combustível! Escreva seu foco, de maneira bem visual e chamativa, e o deixe sempre por perto. 

Dica 2 – Esteja sempre atento!

Nas aulas presenciais, é preciso se deslocar todos os dias até a instituição de ensino e cada aula segue um cronograma e apresenta um conteúdo novo. A mesma lógica funciona para o ensino a distância. Por isso, fique sempre atento aos prazos e aos conteúdos e atividades propostas pelos professores. Nossa dica é que tenha uma agenda ou planner para organizar sua rotina de estudos e não perder prazos, o que pode prejudicar seu desempenho. Evite deixar para realizar tudo em cima da hora, pois isso só trará sobrecarga e desmotivação. 

Dica 3 – Fujas das distrações

Estar em casa, um ambiente em que normalmente descansamos ou realizamos atividades prazerosas, pode ser um empecilho para manter a disciplina no EAD. Por isso, crie o hábito de se organizar para começar os estudos e o faça, de preferência, em um espaço específico, como, por exemplo, escritório. Tenha à sua disposição todas as ferramentas necessárias, além de manter uma garrafa de água e snacks para resgatar as energias. 

Dica 4 – Estabeleça metas realistas

É muito importante traçar metas. Porém, elas precisam ser realistas. Não prometa ler um livro todo em apenas um único dia. Completar a tarefa é até possível, mas, o primordial é: o quanto você aprendeu com o conteúdo? A balança entre quantidade e qualidade deve estar sempre em pauta. Ao traçar metas realistas, você otimiza melhor o seu tempo e aprende com qualidade.

Dica 5 – Tire dúvidas

Tirar dúvidas é uma prática de fundamental importância para uma rotina de estudos mais produtiva e proveitosa. Durante as aulas online, não tenha medo de questionar e confirmar o entendimento sobre determinado assunto. Assim como nas aulas presenciais, os professores têm o dever de prestar todo o apoio necessário para sua aprendizagem, mas cabe a você dar o primeiro passo. 

Dica 6 – Invista em um curso completo

Com o avanço do EAD, a oferta de cursos também tem crescido. No entanto, quantidade não necessariamente significa qualidade. Por isso, recomendamos que pesquise bastante antes de contratar um curso. Lembre-se que investir na sua educação/especialização trará benefícios para si mesmo. A escolha do curso preparatório ideal para seu propósito deve ser feita com cautela e sabedoria. Procure referências, indicações e avaliações de alunos. 

Conheça o nosso blog!

Confira outros conteúdos que você pode gostar:

Saiba como se manter em constante atualização profissional

Tudo o que você precisa saber sobre a prova do TED

Fonte: UCS

Trackback do seu site.

Deixe um comentário