• Blog
  • 5 dicas valiosas para você se preparar para o TED

5 dicas valiosas para você se preparar para o TED

Blog

5 dicas valiosas para você se preparar para o TED

5 dicas valiosas para você se preparar para o TED

Para alcançar uma preparação vencedora para a prova do TED é fundamental incluir alguns hábitos na rotina para tornar o momento de estudos mais produtivo e prazeroso. Pesquisa da Associação Brasileira de Educação à Distância (Abed) sobre atividades remotas na educação durante a pandemia, revelou que 67% dos alunos, de diferentes níveis, queixam-se de dificuldades para estabelecer e organizar uma rotina diária de estudos. Nesse cenário, é preciso por em prática algumas estratégias, a fim de alcançar maior produtividade no aprendizado.

Para te mostrar que é possível ter uma rotina de estudos vencedora, nós, do Blog da EvolueMed, preparamos 5 dicas que te ajudarão neste período de preparação para o TED. Confira! 

Como ter uma rotina de estudos produtiva?

A rotina de estudos deve se iniciar no planejamento. Por isso, é de suma importância obter ferramentas de contagem de tempo e agenda, online ou física, a fim de organizar o tempo de estudos e demais compromissos. Já pegou papel e caneta? Então anote as dicas que separamos para você conseguir obter uma preparação completa para o TED

📆 1. Planeje os estudos

A organização é a chave para uma rotina produtiva. Nesse sentido, é necessário mapear as matérias que devem ser estudadas a cada dia da semana; montar um cronograma das aulas que serão assistidas; separar momentos para revisões dos temas que sente maior dificuldade; além de priorizar na rotina um tempo para descanso, relaxamento e demais compromissos.

🍉 2. Tenha uma boa alimentação

Uma alimentação balanceada está ligada diretamente ao foco e melhor desempenho nas atividades exercidas. Logo, optar por refeições saudáveis pode beneficiar a rotina de estudos, visto que, estudiosos afirmam que uma boa alimentação ajuda a elevar o poder intelectual, aumenta a criatividade, melhora a concentração e diminui o estresse. Dessa forma, é possível manter um maior tempo de estudo produtivo.

😴 3. Durma bem

Dormir bem é fundamental para repor a energia e preservar a saúde mental e física, visto que, durante o sono, o organismo exerce as principais funções reparadoras do corpo, como crescimento muscular e síntese de proteínas. Especialistas recomendam, em média, 8 horas de sono por dia. Para isso, é possível adotar alguns hábitos que favoreçam uma boa noite e garantam um dia seguinte mais produtivo, como:

📌 Crie um ambiente confortável, com luzes baixas e silêncio; 

📌 Finalize as tarefas do dia horas antes de dormir para que o corpo entre em estado de relaxamento;

📌 Evite alimentos estimulantes como café, canela e pimenta, além de exercícios físicos intensos perto do horário de dormir;

📌 Desconecte-se dos aparelhos eletrônicos antes de se deitar. Para isso, mantenha-os longe da cama e, se possível, fora do quarto;

📌 Assim como é necessário criar uma rotina ao acordar, é preciso ter uma rotina para dormir, dessa forma, é possível evitar insônia e ter um sono sem interrupções.

🧘🏽‍♀️ 4. Pratique exercícios físicos

A prática regular de atividades físicas resulta em inúmeros benefícios para o corpo e para a mente. Por isso, escolha atividades ou esportes que proporcionem prazer e adote como hábito para a rotina. De acordo com o Ministério da Saúde, durante este período de pandemia, os exercícios físicos têm sido uma ótima opção para aliviar o estresse e a ansiedade, além de prevenir doenças como obesidade, diabetes e patologias cardiovasculares.

📚 5. Foque nas revisões

Revisar as matérias é fundamental para seguir o cronograma de estudos e notar quais áreas precisam de mais dedicação. Para que as revisões sejam produtivas, é possível usar diversos métodos que tornam mais fácil o processo de fixação das explicações. Uso de palavras-chaves, código de cores, mapas mentais, fichas de estudo e resumos são algumas técnicas que podem ser incorporadas no momento de revisão e que, com certeza, irão potencializar os seus estudos

Conheça o blog da EvolueMed!

Confira outros conteúdos que você pode gostar:

10 dicas para manter o foco nos estudos e passar no TED

6 dicas de como estudar online para você se organizar melhor

Fonte: Agência Brasil.

Tags:, ,