• Blog
  • Podcasts: como utilizar a ferramenta nos estudos?

Podcasts: como utilizar a ferramenta nos estudos?

Blog

Podcasts: como utilizar a ferramenta nos estudos?

Podcasts: como utilizar a ferramenta nos estudos?

Podcasts se mostram como uma grande tendência e já ganharam a preferência de muitas pessoas como principal formato de consumo de conteúdo. Pesquisa realizada pela plataforma CupomValido.com.br com dados da Statista e do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (IBOPE) aponta que o Brasil é o 3° maior consumidor de podcast do mundo, atrás apenas da Suécia e Irlanda. São mais de 30 milhões de ouvintes – o que representa cerca de 40% dos brasileiros que ouviram podcast pelo menos uma vez nos últimos 12 meses. Nesse sentido, o formato de consumo de conteúdo também se mostra bastante útil nos momentos de estudos.

Para ajudar você, que deseja potencializar seus estudos e sua carreira profissional, nós, do Blog da Evoluemed, reunimos alguns dos principais benefícios de usar o podcast como método de estudo.

Continue a leitura e confira!

Veja também – 5 vantagens de fazer um curso online para atualização profissional

O que é um podcast?

Podcast é um conteúdo entregue e consumido no formato de áudio, semelhante ao rádio, mas se diferencia na maneira em que é veiculado, visto que o podcast é disponibilizado para o consumidor de forma online e não ao vivo, como os programas radiofônicos. Outra especificidade do podcast é a criação de conteúdo, que é feita por demanda, ou seja, quanto mais o podcaster – quem grava o programa de áudio – percebe uma interação positiva do público, mais irá produzir naquele formato para as plataformas.

A pesquisa realizada pela plataforma CupomValido.com.br também mostra que alguns nichos de gênero já possuem destaque entre os consumidores de podcast. Temas que envolvem sociedade e cultura ocupam o 1° lugar, seguido por assuntos como educação, estilo de vida, religião e comédia. Além disso, há o quesito em que os conteúdos são roteirizados e gravados: em 1° lugar estão as entrevistas, seguidas pelas narrativas, mesas redondas, reportagens e resumo do dia.

Nesse contexto, é possível dizer que o podcast é um ótimo canal de transmissão de conhecimento, além de oportunizar:

  • Novos formatos de compartilhamento de conteúdos;
  • Inovação na comunicação;
  • Investimento em outras maneiras de entregar informação;
  • Fornecimento de notícias relacionadas ao nicho escolhido pelo consumidor.

Por que ouvir podcast?

Ouvir podcast pode trazer algumas vantagens para a rotina de estudos, como:  

  • Praticidade

O podcast te dá a liberdade de ouvi-lo onde e quando quiser, já que é disponibilizado por meio de plataformas online. É possível ainda, consumi-lo em diversos aparelhos eletrônicos, desde smartphone ao som do carro. Nesse sentido, é possível aprender fazendo uma viagem ou alguma atividade corriqueira do dia a dia.

  • Acessibilidade

Mesmo que as plataformas que hospedam os conteúdos sejam pagas, os podcasts, normalmente, são distribuídos de forma gratuita. Por isso, é uma grande oportunidade para aprender sobre determinados assuntos, sem pagar por isso. Além disso, não possuem propagandas inesperadas que incomodam e deixam os conteúdos cansativos.

Como estudar com podcast?

Os podcasts podem ser grandes aliados aos estudos, visto o formato portátil e diverso, além dos conteúdos descontraídos possibilitarem a otimização dos momentos do dia que podiam ser uma perda de tempo, em momentos de proveito para absorver conhecimento. Nesse sentido, é fundamental que este formato de estudo seja um complemento a outros métodos de aprendizagem, como a leitura, os resumos e outras técnicas.

Para isso, selecione programas que possuem conteúdos na sua linha de estudos e que irão te auxiliar a solidificar conhecimentos. Após isso, escolha momentos da sua rotina em que esteja realizando tarefas mais automáticas ou em momentos de ócio para ouvir os conteúdos. É aconselhável, ainda, que após escutar o podcast, aprofunde o assunto apresentado em outros meios de estudo e com outras fontes, além de anotar os principais pontos debatidos para fixá-los.

Podcast para estudo: tem na Evoluemed!

Um dos métodos de estudos dos cursos Evoluemed é a disponibilização dos conteúdos em resumo na versão de podcast, a fim de oferecer ao aluno mais praticidade nos momentos de fixação do conteúdo e possibilitar a revisão de onde e quando quiser. Visite a página dos nossos cursos e confira os principais diferenciais que temos diante do mercado.

Conheça o nosso blog!

Nosso blog é repleto de posts para te manter sempre bem informado e atualizado. Aproveite mais conteúdos:

Estudo EAD: 6 dicas para ter mais disciplina e organização

Dieta cetogênica: saiba os benefícios e os diferenciais

Fonte: Rockcontent

Tags:, ,