• Blog
  • Reta final rumo ao TED 2021: descubra a importância de fazer revisões!

Reta final rumo ao TED 2021: descubra a importância de fazer revisões!

Blog

Reta final rumo ao TED 2021: descubra a importância de fazer revisões!

Reta final rumo ao TED 2021: descubra a importância de fazer revisões!

Nesta reta final rumo ao exame de Título de Especialista em Dermatologia, é fundamental focar nas revisões, para que, assim, seja possível identificar em quais assuntos você ainda apresenta dificuldades e em quais você já se sente confiante. Dessa forma, os momentos de estudos se tornam mais produtivos e a sua preparação para o TED mais completa.

Para te mostrar a importância das revisões e as melhores formas de fazê-las, nós, do Blog da EvolueMed, preparamos este conteúdo especial. Confira!

Veja também: 10 dicas para manter o foco nos estudos e passar no TED

👨🏽‍💻 Como revisar os conteúdos?

Revisar os conteúdos nada mais é do que relembrar determinados assuntos, de forma estratégica, e checar o seu nível de conhecimento, a partir do que já foi absorvido. Nesse percurso, é possível que haja uma curva de esquecimento devido ao grande volume de informações, por isso, especialistas apontam métodos de revisão que podem ser aplicados nos momentos de estudos para que os temas sejam reforçados à memória. Separamos 3 métodos a seguir para você praticar.

  • 🗣️ Explique o conteúdo em voz alta

Especialistas em educação da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, recomendam parar durante os estudos e fazer questionamentos, perguntas e respostas a si mesmo, em voz alta. Essa técnica é comprovada por um estudo realizado pelo Journal of Experimental Psychology, em que os pesquisadores fazem o seguinte experimento: fornecem uma lista de palavras aos participantes e eles leem metade delas em voz alta e a outra metade em silêncio. O resultado da pesquisa mostrou que as palavras pronunciadas foram mais recordadas do que as que foram apenas lidas.

  • 📝 Anote as informações

Artigo publicado na Revista Científica Psychological Science, intitulado “A caneta é mais poderosa  do que o teclado: vantagens de tomar nota por extenso em vez de laptop”, mostra que o processamento das informações por meio da escrita é mais profundo e completo, ao contrário dos registros feitos com aparelhos eletrônicos, que são mais superficiais e podem dificultar a memorização do conteúdo. Neste método, é possível explorar as formas de escrita e organização dos assuntos, pode-se usar textos corridos, mapas mentais, gráficos e palavras-chave. 

  • 🎶 Crie paródias dos conteúdos

Estudo realizado por pesquisadores norte-americanos e alemães confirma que a criação de um padrão rítmico pode auxiliar nas funções cognitivas, além de estimular a memória verbal e impulsionar a aprendizagem. Afinal, quantas músicas você sabe de cor? Questione-se e, após ter a resposta, comece a criar paródias dos conteúdos estudados, para assim, potencializar as suas revisões para o TED.

Além disso, artigo publicado no periódico The Guardian aponta que o treinamento musical tem um impacto direto na estrutura do cérebro e auxilia no raciocínio completo e no aumento de habilidades com a linguagem. 

🔖Dicas da EvolueMed para estudar para o TED:

👨🏽‍💻 Tenha apoio de um curso preparatório;

😴 Priorize uma boa noite de sono;

📝 Procure sempre revisar os assuntos;

🏃🏾‍♀️ Faça exercícios;

🧘🏼‍♂️ Reserve um tempo para descanso;

📋 Organize seu plano de estudo;

💻 Tenha foco e disciplina.

🔎 Conheça o nosso blog!

Confira outros conteúdos que você pode gostar:

Tudo o que você precisa saber sobre a prova do TED

Saiba quais são as etapas da prova do TED

Fonte: Revista Exame.

Tags:, ,