Para conseguir sua sonhada aprovação no TED é preciso ter foco, disciplina e muita dedicação. Já tiramos algumas dúvidas sobre a prova do TED, agora, neste conteúdo trouxemos várias dicas de como focar mais nos estudos. Coloque-as em prática e verá como sua produtividade aumentará. Quer alcançar seus objetivos? Então, vem!
A primeira dica é, talvez, a mais importante: algumas pessoas costumam não ter a “cultura do estudo”, que significa criar o hábito. Quando a rotina de estudos se tornar um comportamento comum, com certeza, haverá mais fluidez e disposição para se manter o foco. Isso te colocará bem mais perto da aprovação na prova do TED.
Manter a concentração por horas estudando pode ser cansativo e não ajudar a manter o foco. É possível encontrar algumas técnicas de estudo que se adaptem à sua rotina e também a seus limites, que devem ser respeitados. Descubra uma forma de estudar que mais se adeque ao seu jeito.
Determine pequenas metas e atribua recompensas a elas, por exemplo: estipule uma meta de 1 hora de estudos e, como recompensa, utilize as redes sociais por alguns minutos. Pode também criar metas diárias de tempo de estudo e se presentear com uma comida favorita ou assistir um filme caso a atinja. Esse método auxilia você a não se sobrecarregar e manter o cérebro produtivo por um tempo maior.
Você conhece os mapas mentais? Eles são uma forma de deixar bem visual e de fácil entendimento todas as ideias e planos de estudo que você tem em mente. Existem várias formas de criá-los, pode ser utilizando post-its fixados em um quadro ou parede, ou até mesmo online. O Canva criou um tutorial de como fazer um mapa mental online.
Pode ser que você não saiba, mas ouvir música pode ajudar a fixar tudo o que você aprendeu, além de auxiliar na concentração. Música clássicas e com bastante melodias são as ideais. O Spotify tem algumas playlists de músicas para o momento.
O foco e a capacidade de reter informações caem depois de algumas horas de estudo. O cansaço faz com que seus neurônios tenham maior dificuldade de absorver novos conteúdos e os envie para memória de longo prazo. Descansar contribui para que os assuntos aprendidos sejam fixados. Isso inclui também ter uma boa noite de sono.
Você já deve saber, mas vamos reforçar: os exercícios aumentam a produção dos neurotransmissores, além de liberar serotonina, assim, seu cérebro melhora o desempenho e fica mais alerta. Nada melhor do que estar disposto para estudar, não é?
Deixe o celular de lado e procure um ambiente calmo e confortável para os estudos. Afaste-se de qualquer influência externa que possa prejudicar a sua produtividade nos estudos.
O costume de fazer resumos em cadernos auxilia o cérebro a compreender e memorizar os assuntos estudados.
Forme grupos de estudo com amigos que realmente querem manter o foco e passar na prova do TED. Promover estes encontros algumas vezes pode ajudar a quebrar a rotina solitária de estudos. A vantagem é poder tirar algumas dúvidas e aprender os assuntos sob novos pontos de vista.
Gostou deste conteúdo?
Confira outros que podem te interessar:
Como montar uma rotina de estudos para o TED
5 vantagens de fazer um curso online para atualização profissional
A chave para uma revisão vencedora para o TED é a organização no momento de relembrar os conteúdos mais cobrados…
Dermatopatologia é um dos principais temas cobrados nas últimas edições da prova de Título de Especialista em Dermatologia (TED). Por…
Dermatoscopia é uma área da dermatologia que conta com o apoio de equipamentos tecnológicos para garantir diagnósticos mais precisos e…
Podcasts se mostram como uma grande tendência e já ganharam a preferência de muitas pessoas como principal formato de consumo…
Marketing Digital é uma estratégia de comunicação utilizada por empresas e profissionais dos mais diversos setores, inclusive, na área da…
Atualização profissional para nutricionista representa a consolidação da carreira, tendo em vista o constante aumento na busca por orientação nutricional:…