A prova do TED (título de especialização em dermatologia) acontece uma vez ao ano e, como em todo teste de proficiência, exige preparo e atenção por parte do candidato. Apesar de não haver um número máximo de aprovações como em um vestibular ou concurso público, é preciso que ficar atento para cumprir todas as etapas da prova sob o risco de ser reprovado e precisar aguardar um ano inteiro para uma nova oportunidade.
A seguir, um resumo sobre as etapas para entender como a prova do TED funciona, embora, após essa leitura, recomendamos que você leia o edital com atenção para não perder nenhum detalhe.
Como todo concurso, é necessário fazer uma inscrição e, para isso, é preciso preencher alguns pré-requisitos básicos, além de cumprir algumas etapas. Entre elas:
Hoje em dia, esse processo pode ser feito em sua totalidade por meios digitais, o que facilita bastante.
A prova teórica é realizada com dia, horário e local pré-definidos e divulgados com antecedência. O não comparecimento ou o comparecimento com atraso à prova do TED implicarão a ausência e eliminação da pessoa no processo, não havendo a possibilidade de marcação de nova prova ou segunda chamada.
A prova de 2018 teve duração de quatro horas corridas e foi composta por 80 questões objetivas com quatro alternativas, em que apenas uma era a correta. Foram eliminados os candidatos que não alcançaram 60% de acertos, equivalente a 48 questões corretas na prova do TED.
Os conhecimentos avaliados foram sobre as matérias de Dermatologia Clínica, Laboratorial, Cirúrgica e Cosmiátrica.
O gabarito costuma ser divulgado semanas após a prova, e a lista de aprovados logo em seguida, em um endereço eletrônico pré-determinado.
A prova teórico-prática do TED é realizada também em data, hora e local específicos, divulgados com antecedência pela comissão organizadora. Para a participação, os candidatos devem comprovar aprovação na prova anterior e realizarem uma nova inscrição. A aprovação na primeira prova não garante a realização da segunda; então, os candidatos são obrigados a efetuar uma nova inscrição, de acordo com as regras do edital.
Com relação ao teste em si, a organização abandonou o sistema de prova oral em virtude das complicações que essa modalidade representa em termos de logística e organização, sendo então realizado em um computador, assim como outros tantos testes semelhantes.
Em 2018, a prova foi composta por 40 questões de múltipla escolha, com uma alternativa correta, e a quantidade necessária de acertos para obter a aprovação foi de 60% (24 questões). O tempo de duração foi de 3 horas e 30 minutos.
Assim como na primeira prova, o gabarito e a lista de aprovados são divulgados em endereço eletrônico pré-determinado algumas semanas após a prova do TED. Para começar agora a se preparar, conheça as opções de cursos oferecidas pela EvolueMed.
A chave para uma revisão vencedora para o TED é a organização no momento de relembrar os conteúdos mais cobrados…
Dermatopatologia é um dos principais temas cobrados nas últimas edições da prova de Título de Especialista em Dermatologia (TED). Por…
Dermatoscopia é uma área da dermatologia que conta com o apoio de equipamentos tecnológicos para garantir diagnósticos mais precisos e…
Podcasts se mostram como uma grande tendência e já ganharam a preferência de muitas pessoas como principal formato de consumo…
Marketing Digital é uma estratégia de comunicação utilizada por empresas e profissionais dos mais diversos setores, inclusive, na área da…
Atualização profissional para nutricionista representa a consolidação da carreira, tendo em vista o constante aumento na busca por orientação nutricional:…