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Marketing para médicos: quais são os cuidados necessários?

Em tempos nos quais o mercado anda muito concorrido em praticamente todos os seus segmentos, saber como divulgar os seus serviços é fundamental para sobreviver profissionalmente em qualquer ramo. Dentro desse contexto, saber como fazer um bom marketing para médicos pode ser muito interessante.

No entanto, esse assunto ainda é uma espécie de tabu na medicina, uma vez que muitas pessoas ligam esse ofício a um sacerdócio e não entendem quais são os limites e quais são os cuidados necessários para um merchandising ético e eficiente. Confira o conteúdo a seguir e saiba mais sobre o marketing para médicos.

Qual é a importância de investir em marketing para o sucesso?

O marketing é muito importante para ter sucesso em qualquer profissão, e cada vez mais as pessoas estão se valendo de estratégias inteligentes para alavancar as suas carreiras e conquistar mais pacientes — seja por meio de ações tradicionais, seja por ações digitais. No entanto, para quem trabalha na área da saúde essa prática ainda não é tão popular por várias razões.

Pela cultura de que o médico deve ser abnegado na promoção do bem-estar da população e pelo código de ética rígido, existem algumas limitações e restrições, mas isso não quer dizer que um especialista não possa divulgar adequadamente os seus serviços — e fazer isso do jeito certo é crucial para melhorar as finanças.

Quais são os cuidados necessários no marketing para médicos?

Como dissemos, entender a importância de fazer uma boa divulgação é essencial para que um profissional sobreviva na área de saúde, mas é preciso compreender também que o próprio Conselho e o Código de Ética estipulam algumas limitações e cuidados para os médicos.

Confira abaixo quais são os principais deles.

Fique por dentro das regras do CFM

O primeiro dos cuidados necessários no marketing para médicos é ficar por dentro das regras do CFM, afinal, esse é o órgão que regula a atuação do profissional de medicina — inclusive no que tange às estratégias de merchandising. Diante dessa realidade, estar atualizado quanto às normas e aos regulamentos não é uma má ideia.

Existe uma resolução do ano de 2011, chamada de Manual de Publicidade Médica, que estabelece algumas regras importantes sobre o tema. Em suma, trata-se de limitar alguns preceitos éticos no marketing, estimulando ações que sejam favoráveis à sociedade e proibindo a autopromoção gratuita.

Não use fotos de pacientes

Você certamente já deve ter visto, tanto ao vivo quanto na televisão, anúncios que utilizam fotos de pacientes para promover resultados — sobretudo naquele modelo de “antes e depois”. O que você talvez não saiba é que o CFM impõe algumas restrições aos profissionais de medicina, e essa é uma delas.

Atualmente, um médico não pode utilizar imagens de pessoas em material promocional, mesmo que ela tenha autorizado expressamente. A única exceção para isso são as apresentações de trabalhos científicos e eventos da própria área, pois essa é uma forma de divulgar conhecimentos e técnicas.

Invista em um bom website

O CFM e o Código de Ética também podem ser compreendidos como um norte para o médico que deseja melhorar as suas estratégias de marketing. As suas determinações, por exemplo, estimulam que você tenha um website, uma vez que ele pode ser um veículo importante para pacientes que fazem pesquisas e buscam referências.

Nele, você pode divulgar suas especializações, com o limite máximo de duas. Você também pode externar títulos e provas acadêmicas, além de publicar conteúdos relevantes ou compartilhar notícias sobre saúde e bem-estar. É uma maneira excelente de ganhar mais credibilidade e autoridade diante do público.

Marque presença nas redes sociais

Se o seu website funciona como um endereço virtual na internet, as suas mídias sociais são um poderoso complemento para divulgar os seus serviços. Nos dias de hoje, é praticamente impossível pensar em estratégias de marketing sem utilizar esse tipo de mídia, visto que pessoas de todas as idades utilizam essa tecnologia.

O Facebook, por exemplo, admite a criação de uma fanpage, na qual você pode estreitar seu contato com os pacientes. Já o Instagram é mais voltado para imagens e vídeos, sendo interessante para divulgar conteúdos sobre a saúde e o bem-estar. Para quem tem desenvoltura com vídeos, o YouTube pode gerar resultados extraordinários.

Conte com uma assessoria de imprensa

Caso você trabalhe em uma área que demande muito contato com o público e necessite de mais recursos em divulgação, contar com uma boa assessoria de imprensa também pode ser uma excelente ideia para promover o seu nome como profissional e a sua clínica/consultório particular.

É um serviço que pode proporcionar soluções interessantes para fortalecer a sua imagem, melhorando o relacionamento com os pacientes e a mídia, gerando novas oportunidades de negócios por meio de um bom projeto de comunicação. Essa assessoria pode gerenciar suas mídias sociais, seu site e o seu blog, por exemplo.

Ofereça atendimento diferenciado

Por fim, pouco adianta ser um craque no merchandising ou ter sido um acadêmico diferenciado nos seus estudos se o seu atendimento não reflete as suas qualidades e não passa o que você tem de melhor para os pacientes. É importante tem em mente que tudo começa fora do consultório, na sala de espera com os seus colaboradores.

Não abra mão de proporcionar um bom clima com o ar-condicionado ligado e de investir nos itens indispensáveis, como um bebedouro com água gelada, som ambiente e revistas ou jornais atualizados. Educação e humanização também são cruciais, visto que é a opinião do seu paciente que será responsável pela sua reputação.

Como você pôde perceber, fazer um bom marketing para médicos pode ser um pouco mais desafiador do que o que ocorre com as outras profissões. No entanto, com as escolhas certas e seguindo o que o CFM e o Código de Ética estipulam, você pode ter excelentes resultados com os seus pacientes, garantindo sucesso por muito mais tempo!

Gostou de conhecer um pouco mais sobre o marketing para médicos? Quer aprender sobre esse e outros temas relacionados à medicina? Então assine a nossa newsletter!

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