• Blog
  • Dermatoscopia aplicada: saiba como melhorar sua prática no consultório

Dermatoscopia aplicada: saiba como melhorar sua prática no consultório

Blog

Dermatoscopia aplicada: saiba como melhorar sua prática no consultório

Dermatoscopia aplicada: saiba como melhorar sua prática no consultório

Dermatoscopia é uma área da dermatologia que conta com o apoio de equipamentos tecnológicos para garantir diagnósticos mais precisos e detalhados, além de evitar a realização de procedimentos desnecessários. Esta área de estudo tem como especialistas dermatologistas, oncologistas clínicos, patologistas, cirurgiões plásticos, entre outros profissionais da saúde.

Por ser importante para diagnósticos de doenças na pele, por exemplo, os especialistas nesta área devem estar em constante atualização de suas práticas no consultório médico – assim, é possível descartar algumas doenças e, também, assegurar um diagnóstico mais preciso. Além disso, a Dermatoscopia é uma área fundamental de conhecimento, pois é uma das disciplinas que mais compreende questões na prova TEDTítulo de Especialista em Dermatologia.

Continue a leitura deste artigo elaborado por nós, do Blog da EvolueMed, para conferir dicas de como melhorar sua prática no consultório. Boa leitura!

Veja mais – Por que um dermatologista deve saber Dermatoscopia?

Por que a Dermatoscopia é importante?

A Dermatoscopia tem como função ampliar a precisão dos diagnósticos junto a diversas especialidades – como a oncologia clínica, patologia e a cirurgia oncológica, entre outras áreas. Ao utilizar os métodos desenvolvidos a partir da Dermatoscopia em pacientes com múltiplos sinais de pele, as imagens podem ser registradas e comparadas.

Essa comparação permite que especialistas da área detectem as alterações iniciais sugestivas de malignidade e, assim, reduzam o número de biópsias desnecessárias nas lesões que estão estáveis, o que possibilita maior e mais apurada investigação das lesões que apresentam indícios de evolução maligna.

Como melhorar a prática da Dermatoscopia no consultório?

Para melhorar a prática da Dermatoscopia no consultório é necessário estar em constante atualização de seus conhecimentos – teóricos e práticos – sobre os equipamentos a serem utilizados, especialmente o dermatoscópio. Este é o aparelho que os especialistas usam para realizar o exame de investigação da Dermatoscopia e que permite o aumento visual das lesões em até dez vezes o padrão, o que possibilita, ainda, a identificação mais clara de características da Dermatoscopia nos diferentes níveis de epiderme e derme.

A prática aprimorada das técnicas e teorias da Dermatoscopia no consultório podem chegar a um diagnóstico cada vez mais preciso de doenças como o câncer de pele, que é o tipo da doença mais frequente no país e corresponde a aproximadamente 30% dos tumores malignos diagnosticados no Brasil, como indica o Instituto Nacional de Câncer (INCA).

Como seguir em constante atualização na Dermatoscopia?

Para se manter constantemente atualizado, o novo curso de Dermatoscopia da Dra. Gisele Rezze, professora especialista da EvolueMed, é ideal para os seus estudos. O novo curso está repleto de questões e casos clínicos que são discutidos em aulas – que contam, ainda, com simulações do ambiente de atendimento em consultório.

As aulas com a Dra. Gisele têm participações de mais especialistas em Dermatoscopia, como o Dr. Francisco Paschoal e o Dr. Harold Rabinovitz, que é de Miami. O curso propõe:

  • O ensino básico da microscopia confocal, com discussões também em casos clínicos;
  • A obtenção de conhecimentos necessários para que sejam utilizados em sua prática diária em consultório;
  • O reconhecimento de lesões em oncologia cutânea e a realização de diagnósticos precoces do câncer de pele;
  • A diferenciação de lesões melanocíticas das não melanocíticas, assim como as lesões benignas das malignas;
  • A atualização profissional.

Por que fazer o curso de Dermatoscopia da EvolueMed?

Além dos diferenciais apontados acima, o novo curso de Dermatoscopia com a Dra. Gisele Rezze conta com 6 horas de aulas gravadas, que são disponibilizadas aos alunos com material didático em formato de vídeo-aulas. O curso ainda traz:

✅ Casos demonstrativos para simular o uso de Dermatoscopia na clínica.

✅ Exercícios comentados para reforçar os conteúdos aprendidos.

✅ Textos de leitura complementar.

✅ Avaliação para testar os conhecimentos adquiridos.

Conheça o nosso blog!

Nosso blog é repleto de posts para te manter sempre bem informado e atualizado. Aproveite mais conteúdos:

Podcasts: como utilizar a ferramenta nos estudos?

5 dicas valiosas para você se preparar para o TED

Fonte: PUC-Campinas.

Tags:, , ,