• Blog
  • Entenda a importância dos protocolos nutricionais para nutricionistas!

Entenda a importância dos protocolos nutricionais para nutricionistas!

Blog

Entenda a importância dos protocolos nutricionais para nutricionistas!

Entenda a importância dos protocolos nutricionais para nutricionistas!

Atuar na área de nutrição abre um grande leque de oportunidades na vida do profissional, mas também impõe diversos desafios, sobretudo nos últimos anos, nos quais o ramo vem elevando consideravelmente a sua complexidade técnica. Diante disso, compreender a importância dos protocolos nutricionais pode ser imprescindível.

Ter um bom domínio sobre esse tema pode ser um excelente diferencial competitivo, uma vez que os protocolos auxiliam em praticamente toda a atuação do nutricionista, especialmente no que tange à condução adequada dos tratamentos e condutas. Confira o conteúdo a seguir e aprenda mais sobre o assunto!

Qual a importância dos protocolos nutricionais para os profissionais de nutrição?

Os protocolos nutricionais estão relacionados com as rotinas de cuidados e as ações de gestão de um determinado serviço, equipe ou departamento de nutrição. Eles são elaborados a partir dos conhecimentos científicos atuais e sempre respaldados em evidências científicas, estudadas e aplicadas por profissionais experientes e especialistas da área.

Além de orientarem adequadamente os estudos e a carreira de quem atua nesse segmento, direcionando os seus fluxos, condutas e procedimentos clínicos, os protocolos representam uma sistematização do cuidado. Isso proporciona, aos profissionais nutricionistas, uma direção no planejamento dos tratamentos dietéticos, inclusive ao otimizar os recursos.

A sua principal importância está no fato de que, independentemente da meta a ser atingida, cada pessoa — e cada situação — demanda um plano alimentar específico e individualizado, de forma que se possa obter os melhores resultados para a sua saúde, independentemente de estar relacionada à busca de harmonia corporal, de desempenho ou de recuperação, por parte de um indivíduo hospitalizado.

Os protocolos no atendimento nutricional podem trazer benefícios a diversas pessoas em diferentes situações, como para as gestantes e nutrizes, para adolescentes e crianças desnutridas ou obesas, para pacientes idosos em inanição e internados em CTIs, e muito mais. Sendo assim, estar a par dos protocolos nutricionais é uma atualização profissional imprescindível.

Como transferir esse conhecimento da teoria para a prática?

A prática da terapia nutricional é sempre desafiadora, especialmente em algumas situações específicas. Por isso, transferir os conhecimentos da teoria para a prática é muito importante. Os volumes podem abranger desde o atendimento e da avaliação, incluindo a triagem, até as estratégias de implantação e monitoramento dos planos de cuidado nutricional.

Os protocolos nutricionais orientam a adoção de uma determinada conduta e padronizam e garantem a prescrição dietética adequada, além de estimularem o mais alto nível e o bom senso em situações adversas, com as quais qualquer profissional se deparará em seu consultório, visando à otimização do seu acolhimento e à qualidade do serviço prestado.

O segredo, portanto, é apostar ao máximo na aquisição de conhecimentos com embasamento científico e que estejam em consonância com o que é praticado nesse segmento pelos serviços de excelência. Isso independentemente de ser pela presença em congressos e seminários, pela participação em fóruns, pela leitura de obras relevantes, ou, principalmente, pela realização de cursos, inclusive online.

Em uma situação prática, por exemplo, um nutricionista poderá detectar precocemente o risco de desnutrição hospitalar em um paciente, assim como terá a chance de melhorar os indicadores de qualidade de um estabelecimento de saúde, por meio da implantação de protocolos de assistência em terapia nutricional.

O domínio adequado dos protocolos nutricionais e de produções científicas atuais, portanto, é essencial para a existência das boas práticas em terapia nutricional. Então, deve-se atualizar os conhecimentos continuamente por meio da leitura de periódicos e de artigos das melhores instituições, garantindo o melhor atendimento possível para os pacientes.

Qual a importância de um curso de atualização voltado para esse assunto?

Como dissemos, fazer um curso, especialmente na modalidade online, pode ser muito interessante para aprender os protocolos nutricionais. A atualização constante é algo imprescindível quando o assunto é saúde, pois sempre há novos estudos sendo concluídos, embasando novas abordagens clínicas.

Em linhas gerais, quando um novo protocolo ou um novo procedimento são elaborados por algum profissional com autoridade no ramo e seguindo os princípios exigidos pela metodologia científica, haverá a possibilidade do desenvolvimento de novas condutas, que passarão a ser propostas para os demais serviços.

É importante ressaltar que um curso de atualização voltado para esse assunto também é um belo diferencial no mercado de trabalho, pois os recrutadores de RH, os hospitais e até as empresas e instituições de saúde tendem a dar preferência para quem está se integrando com as novidades e tem um bom senso crítico para adequar à realidade dos pacientes!

Quais os efeitos desses protocolos para os pacientes?

O conhecimento dos protocolos nutricionais permite que o tratamento seja conduzido de forma mais eficiente, o que se reflete na alta qualidade do atendimento oferecido para os pacientes. Isso acaba por ser um tremendo marketing espontâneo, que impactará positivamente as suas finanças ao final do mês.

É altamente recomendável manter-se atualizado em qualquer segmento do mercado, mas isso é ainda mais crucial na área nutricional, que está em constante evolução. Os bons profissionais precisam passar as informações da melhor forma possível para o seu público e, até mesmo, para a sociedade como um todo.

Por que o conhecimento desses protocolos nutricionais permite que o tratamento seja conduzido de forma mais eficiente?

Como dissemos, os protocolos nutricionais estão em perfeita sintonia com o que há de melhor em termos de conhecimentos científicos da área, permitindo o mais alto nível de atuação para quem tiver a preocupação de se manter atualizado e lendo os principais conteúdos relacionados com o assunto.

Dessa maneira, qualquer tratamento não será apenas mais bem elaborado, mas também terá mais chances de ser executado com perfeição. Isso porque as pessoas estarão mais propensas a seguir as recomendações de alguém que está na vanguarda do seu ramo de atuação, adotando as melhores e mais eficazes práticas.

Depois de ler este artigo, você já deve estar bem mais seguro quanto à real importância dos protocolos nutricionais. Diante dessa realidade, procure se manter atualizado e não abra mão de ter esse diferencial na sua profissão.

Gostou de aprender mais sobre a importância dos protocolos nutricionais? Quer contar com um corpo docente capacitado e especializado e com conteúdos da mais alta qualidade? Então, não perca mais tempo, entre em contato com a nossa empresa e conheça o nosso curso de protocolos nutricionais!

Trackback do seu site.

Deixe um comentário