Dica 1: conheça o seu relógio biológico
Não adianta estudar com sono. O sono é um aviso do cérebro dizendo que está fechado para coisas novas e só quer ir dormir agora. Use esse momento para fazer revisão, ou melhor, organizar seu material (dica 4).
O melhor horário para estudar é quando você está desperto. Para algumas pessoas, isso significa estudar pela manhã. Outras vão preferir estudar à noite. Você precisa descobrir qual é o seu melhor horário.
Mas de qualquer forma, nunca reduza drasticamente seu tempo de sono. O sono é parte essencial para formação de memória, e se você usar substâncias como café, energético e guaraná para reduzir o seu tempo de sono, isso vai acabar prejudicando mais do que ajudando.
Dica 2: evite interrupções
Pesquisas indicam que depois que você é interrompido em uma tarefa, pode levar até meia hora para você conseguir o nível de foco que você tinha antes.
Portanto, avise o pessoal de casa para que eles não interrompam enquanto você estiver estudando.
Desligue o celular, ou coloque em modo de avião, assim você evita até o barulho de vibração das notificações.
E principalmente, nada de redes sociais enquanto estiver estudando!
Dica 3: organize-se!
Um ambiente de estudo bagunçado vai fazer nossa cabeça fritar!
Estudos mostram que ambientes bagunçados e sem ordem fazem nosso cérebro ficar super agitado, mesmo que a gente não sinta isso.
Isso prejudica a capacidade de a gente manter a concentração nos estudos.
Por isso, tente manter sua mesa de estudos organizada, com livros guardados, canetas e marca-textos dentro de um recipiente, a mesa limpa e sem papéis espalhados.
Um ambiente organizado, limpo, sem poluição visual ajuda o cérebro a entrar em estado de concentração máxima.
Dica 4: mais pessoas = menos estudo
Estudar em grupo pode ser ótimo para pegar dicas com um amigo mais experiente em um assunto do que você. As pessoas no grupo podem trocar experiências e discutir o o que estão estudando.
Mas uma prova de vestibular ou concurso público é feita individualmente. No fim das contas, você precisa se garantir, estudando por conta própria o conteúdo do edital.
Por isso, você deve maneirar nos estudos em grupo e aprender a estudar sozinho.
Bom, essas foram 4 dicas rápidas para melhorar a concentração. Esperamos que tenha gostado!
A chave para uma revisão vencedora para o TED é a organização no momento de relembrar os conteúdos mais cobrados…
Dermatopatologia é um dos principais temas cobrados nas últimas edições da prova de Título de Especialista em Dermatologia (TED). Por…
Dermatoscopia é uma área da dermatologia que conta com o apoio de equipamentos tecnológicos para garantir diagnósticos mais precisos e…
Podcasts se mostram como uma grande tendência e já ganharam a preferência de muitas pessoas como principal formato de consumo…
Marketing Digital é uma estratégia de comunicação utilizada por empresas e profissionais dos mais diversos setores, inclusive, na área da…
Atualização profissional para nutricionista representa a consolidação da carreira, tendo em vista o constante aumento na busca por orientação nutricional:…