Neste período de pandemia, as redes sociais se tornaram potenciais vitrines para expor diversos serviços, como clínicas e consultórios. Estudo realizado pela Internet Advertising Bureau (IAB) e divulgado pelo Business Insider, revelou que 90% dos consumidores recomendam uma marca depois de interagir com ela por meio das mídias sociais e ter uma experiência positiva. Especialistas afirmam que utilizar essas ferramentas digitais como meio de comunicação com o cliente influencia no retorno financeiro, incentiva a participação dos consumidores e aumenta a fidelidade à marca ou serviço prestado.
Para te mostrar que é possível divulgar com excelência seu consultório nas redes sociais e ter resultados positivos, nós, do Blog da EvolueMed, separamos algumas dicas que te ajudarão a colocar em prática estratégias de marketing digital para o seu negócio. Confira!
Qual a importância do marketing digital para a divulgação de um serviço?
Um dos principais benefícios do marketing digital é a geração de credibilidade para um serviço nas redes sociais. Por meio de estratégias bem estruturadas, o marketing promove mais visibilidade aos conteúdos postados e aumenta a prospecção de pacientes à procura do serviço. Todos esses benefícios são fundamentais para que as ações estratégicas alcancem, de forma assertiva, o público-alvo planejado.
Como usar o marketing digital a favor de um projeto?
O planejamento estratégico é o primeiro passo para por em prática ações que divulguem os conteúdos e serviços, a fim de gerar ampliação de demanda em atendimentos e reconhecimento de valor do nome do especialista. Pesquisa aplicada pelo Instituto Brasileiro de Inteligência de Mercado (Ibramerc), mostra que 41% das empresas que passaram a adotar as redes sociais como meio de divulgação, detectaram melhoria nos resultados das vendas de produtos e serviços.
📲 Crie conteúdos relevantes
Quando se trata do feed das redes sociais, seja do Instagram, Facebook ou LinkedIn, é de suma importância que os conteúdos chamem atenção do leitor e possível cliente. Pensar em posts que envolvam criatividade, visual bonito e soluções são a chave para mostrar valor e relevância do seu trabalho às pessoas. Nesse contexto, também é importante se apresentar como profissional e contar um pouco da sua história, pois transmite para o seguidor a sensação de que ele está falando com alguém e não como uma máquina, proporciona maior proximidade e identificação.
💻 Invista em uma boa equipe de social media
Uma das formas mais eficazes de gerar credibilidade e visibilidade ao serviço na internet é por meio da constância das postagens. Para isso, é necessário ter uma equipe por trás cuidando do planejamento e aproveitando as oportunidades de temas que envolvem a sua área de atuação. Dessa forma, o público irá notar que as publicações estão em destaque, além de perceber que o seu trabalho é sério e realmente útil para as pessoas. Para conquistar isso, ter uma boa equipe de social media, que seja ativa e engaje seu perfil, é o caminho ideal.
📍 Tenha posicionamento estratégico
Para ter engajamento dos seguidores no Instagram, Facebook e LinkedIn, por exemplo, uma das estratégias mais eficientes para promoção de credibilidade é criar um posicionamento estratégico. O perfil nesses canais deve mostrar ao público em geral quem é o profissional e serviço prestado por trás das publicações. Assim, ao pensar no tema central dos conteúdos publicados, as pessoas o terão como referência. A seguir, listamos boas práticas para se manter em destaque nas redes:
📌 Mantenha o feed atualizado e mostre, de forma visual, como o seu trabalho ajuda as pessoas;
📌 Utilize stories, reels e ferramentas de interação para engajar os seguidores com enquetes, perguntas e vídeos curtos;
📌 Publique depoimentos de pessoas da comunidade que já experienciaram o seu trabalho e obtiveram benefícios por meio dele;
📌 Caso seu trabalho seja citado na imprensa, sites e blogs prestigiados, conte para seus seguidores por meio de publicações.
Ao seguir o caminho certo do marketing digital, seu trabalho nas redes sociais criará um relacionamento significativo com seguidores e interessados pelo serviço clínico, além de alcançar todos os objetivos planejados para cada etapa: engajamento, valor, referência profissional e prospecção de clientes.
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Fonte: Agência Brasil.
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