• Blog
  • 4 dicas de sucesso para nutricionistas recém-formados

4 dicas de sucesso para nutricionistas recém-formados

Blog

4 dicas de sucesso para nutricionistas recém-formados

4 dicas de sucesso para nutricionistas recém-formados

De acordo com um levantamento feito pelo Conselho Federal de Nutricionistas (CFN), em fevereiro de 2021, o número de nutricionistas no Brasil ultrapassou a marca de 158 mil profissionais – 94,1% são mulheres. Por isso, este conteúdo traz dicas para nutricionistas recém-formados sobre como conquistar seu espaço e público, além de se destacar no ramo da nutrição.

Perfil dos nutricionistas no Brasil

Para que você conheça melhor o perfil dos nutricionistas do país, aqui vão mais algumas informações levantadas pelo CFN:

🎓 73,2% possuem pós-graduação;

👩 80,9% têm entre 25 e 44 anos;

🏥  88,8% trabalham por 3 anos ou mais no mesmo local.


Sobre o ramo de atuação em que trabalham

🍲 30,8% Alimentação coletiva;

🩺 30,4% Nutrição clínica;

🏥 17,7% Saúde coletiva;

👩‍🏫 11,40% Docência; 

⚙️ 3,3% Outros;

🏭 2,6% Indústria;

🚴 2,5% Nutrição esportiva;

📢 1,3% Marketing.

*Fonte: CFN, 2016

Confira abaixo as 4 dicas de sucesso para nutricionistas recém-formados:

1.👩‍⚕️ Primeiro emprego para nutricionistas

 

Uma das maiores questões de quem finaliza o curso de nutrição tem a ver com a experiência que o mercado exige. Como muitos nutricionistas recém-formados estão em busca do primeiro emprego, precisam de uma oportunidade inicial para adquirir o know-how que é exigido pelas companhias. Enquanto ela não aparece, já pensou em fazer trabalho voluntário?

É possível prestar o serviço com ações e campanhas em escolas, ONGs e outras instituições. E o melhor, é uma excelente oportunidade de adquirir a tão requisitada experiência, ficar reconhecido na área, além de poder divulgar seus serviços, fazer contatos que podem levá-lo ao mercado de trabalho remunerado.

 

 

2.🖧 Monte sua rede de contatos

 

Praticar networking e ter uma rede de contatos pode ajudar a te levar ao sucesso. A dica é: não é preciso nem estar formado para isso, a faculdade é um excelente local para começar a manter relações profissionais, inclusive, professores podem ser grandes aliados. Vá à conferências, palestras e todos os eventos da área. Além de ficar atualizado, você conhece outros profissionais e também pode conseguir algumas indicações, tanto de pacientes, como para empregos.

 

3.🚀 Vá além do atendimento tradicional

 

A capacidade de inovar e se reinventar também pode deixá-lo em destaque. Procure se distinguir entre os demais, crie seu próprio diferencial. Uma das opções é: produzir conteúdo sobre sua área de atuação e divulgar em redes sociais. É uma boa chance de conquistar clientes que buscam profissionais. Outra dica de ouro para quem pretende ter um consultório é prestar um atendimento personalizado, prover horários flexíveis, consultas online etc.

 

4. 👩‍🎓 Qualificação profissional para nutricionistas

 

Ainda sobre o estudo feito pela CFN, dados revelados apontam que mais de 70% dos nutricionistas continuaram os estudos após a graduação. Estudar é um diferencial que destaca os profissionais da nutrição. Opções não faltam: mestrado, doutorado e até cursos rápidos online, o importante é se manter atualizado. Para quem pretende gastar pouco com capacitação, existem excelentes treinamentos online, ministrados por profissionais reconhecidos no mercado. Eles combinam horários flexíveis, baixo investimento e grande retorno.


Gostou deste conteúdo? Tem muitos outros de seu interesse, aqui, no Blog
EvolueMed. Confira: 

Afinal, como está o mercado de trabalho para nutricionistas? Descubra!

Como um curso de atualização em nutrição pode alavancar sua carreira

Tags:, , ,