• Blog
  • Saúde intestinal e imunidade andam juntas. Saiba mais!

Saúde intestinal e imunidade andam juntas. Saiba mais!

Blog

Saúde intestinal e imunidade andam juntas. Saiba mais!

Saúde intestinal e imunidade andam juntas. Saiba mais!

A pandemia do novo coronavírus evidenciou um assunto: a imunidade e, junto a isso, surgiram questionamentos sobre quais hábitos adotar para manter o sistema imunológico saudável. De acordo com a Sociedade Brasileira de Imunologia, o bom funcionamento do intestino delgado e grosso é responsável por 80% das células de imunidade do organismo, além de exercer outras funções, como absorção de nutrientes, produção de serotonina e excreção de resíduos. Nesse sentido, é importante adotar hábitos saudáveis em benefício do intestino e, consequentemente, do sistema imune

Para te dar dicas sobre quais hábitos praticar para manter o intestino e o sistema imunológico saudáveis, nós, do Blog da Evoluemed, preparamos este conteúdo especial. Confira! 

Importância da saúde intestinal

O intestino exerce funções importantes para a imunidade. Promover a integridade das células epiteliais, auxiliar na proteção da mucosa contra invasão de agentes infecciosos, facilitar o metabolismo de fibras e nutrientes são alguns dos benefícios de um intestino em bom funcionamento. A saúde intestinal também está diretamente ligada à resposta imune de outros órgãos essenciais do corpo, como o pulmão, que é um dos mais afetados por doenças respiratórias e também pelo coronavírus.

Em casos que o intestino não está funcionando de forma adequada, podem surgir sintomas, como:

📌 Constipação ou prisão de ventre, que pode ser designada após 4 dias sem evacuação;

📌 Gases em excesso que podem indicar que o aparelho digestivo não está digerindo todos os alimentos de forma adequada;

📌 Mudança na frequência de evacuação que pode ter relação com algo errado no funcionamento do intestino;

📌 Cor das fezes que, caso estejam com coloração amarelada, muito esverdeadas ou com presença de sangue podem demonstrar indícios de problemas intestinais

Imunidade em tempos de pandemia

O sistema imunológico é um conjunto de células que tem como função proteger o nosso corpo de substâncias e microorganismos invasores. Alguns fatores podem desencadear déficits nutricionais capazes de impactar negativamente a imunidade e deixar o corpo mais suscetível a contaminações, como a Covid-19. Dietas desbalanceadas, menor ingestão de líquidos, diminuição da absorção de minerais e vitaminas pelo organismo, sedentarismo e consumo excessivo de alimentos industrializados estão na lista de hábitos que têm chances de prejudicar o sistema imunológico.

Quais hábitos saudáveis preciso adotar?

A chave para o bom funcionamento intestinal e, consequentemente, um sistema imunológico fortalecido é a alimentação. Nesse sentido, manter uma rotina alimentar saudável proporciona vários componentes benéficos para as células imunológicas e para a defesa do nosso organismo. Separamos algumas dicas para pôr em prática, confira:

🥩 Consuma proteínas, como ovos, carne branca, leite e derivados. Além das leguminosas, como feijão, soja, ervilha, grão de bico, que são nutricionais e saborosos para acompanhar a refeição;

🥜 Acrescente alimentos ricos em zinco, como as carnes de todos os tipos, frutos do mar, amendoim, nozes e castanhas;

🍳 Inclua em sua rotina alimentar as vitaminas A e C, que estão presentes em fontes de gordura (queijo e gema do ovo), vegetais de coloração alaranjada, como manga, mamão e cenoura. Além da vitamina C presente nas frutas cítricas, como laranja, abacaxi, maracujá, mexerica e limão.

Importante citar, ainda, que a prática de exercícios físicos podem ajudar a manter o sistema imunológico saudável. O artigo científico Clinical research & Reviews, publicado na revista Diabetes e Metabolic Syndrome, traçou uma correlação entre atividades físicas e a proteção contra a Covid-19. Os pesquisadores afirmaram que treinos aeróbicos contribuem para fortalecer o sistema imunológico e respiratório. Nadar, pedalar e correr estão na lista de exercícios indicados para incluir na rotina. 

Atualização profissional

Para você que quer conhecer mais sobre o assunto tratado neste conteúdo, confira o nosso curso Fundamentos da Saúde Intestinal, que aborda conceitos básicos da biologia intestinal, para auxiliar o profissional a  ter mais clareza e tratar o tema com propriedade. As aulas são ministradas por especialistas renomados, como o professor Bruno Zilberg, que faz parte da associação Portuguesa e Francesa de medicina heilpraktiker e é especialista em cultivo microbiológico, novas tecnologias em vacinas e análises hematológicas.

“É de suma importância que o profissional se mantenha atualizado. Dessa forma, o atendimento ao paciente será muito mais completo e assertivo. Por ser um assunto de grande demanda neste momento de pandemia, devemos nos aprofundar para incrementar o nosso conhecimento e adotar para a nossa rotina.” 

– Professor Bruno Zilberg

Confira outros que você pode gostar:

5 vantagens de fazer um curso online para atualização profissional

Por que a atualização profissional é importante para nutricionistas?

Tags:, , ,

Trackback do seu site.

Deixe um comentário