• Blog
  • Dieta do Mediterrâneo: quais são os benefícios?

Dieta do Mediterrâneo: quais são os benefícios?

Blog

Dieta do Mediterrâneo: quais são os benefícios?

Dieta do Mediterrâneo: quais são os benefícios?

As formas de alimentação alternativa têm ganhado espaço na mesa das pessoas e, uma dessas novas maneiras de consumir os alimentos é a dieta do Mediterrâneo. Difundida pelo médico e pesquisador norte-americano Ancel Keys, a dieta passou a ser conhecida e praticada após vários especialistas realizarem pesquisas de campo na região banhada pelo Mar Mediterrâneo, que engloba o sul da Espanha, França, Itália e Grécia. O objeto da pesquisa foi a saúde e qualidade de vida das pessoas que residem nesses países e foi constatado que a alimentação é o principal fator. 

Nutricionista, para te mostrar os principais benefícios da dieta do Mediterrâneo e dar dicas de como incluí-la em sua rotina, nós, do Blog da EvolueMed, preparamos este conteúdo especial. Confira!

O que é a dieta do Mediterrâneo?

Por tamanha importância deste formato de alimentação, em 2010, a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e a Cultura (Unesco), reconheceu a dieta do Mediterrâneo como patrimônio imaterial da humanidade. A alimentação da dieta consiste em alimentos que são in natura. Caracteriza-se, assim, o consumo de frutas, hortaliças (verduras e legumes), cereais, leguminosas, oleaginosas, peixes, leite e derivados, azeite e variadas ervas para acrescentar sabor e cor às refeições. Além disso, a dieta do Mediterrâneo tem como característica o baixo consumo de carnes vermelhas, gorduras de origem animal, produtos industrializados e ricos em açúcar. Para que as refeições sejam saborosas, separamos alguns alimentos que devem ser incluídos ao prato:

🍇 Frutas e hortaliças: possuem alto teor de vitaminas, minerais e fibras;

🌾 Cereais: fontes de carboidratos responsáveis por fornecer energia, nutrientes, zinco, fósforo e magnésio para o organismo;

🥜 Leguminosas e oleaginosas: possuem fibras, proteínas vegetais, gorduras mono e poliinsaturadas, além de auxiliar na diminuição do nível de colesterol;

🐟 Peixes: ricos em ácidos graxos que ajudam a diminuir a pressão arterial, taxas de triglicérides e colesterol;

🥛 Leite e derivados: possuem alto teor de cálcio que contribuem para a prevenção de doenças como a osteoporose.

Quais os benefícios da dieta do Mediterrâneo?

A dieta  é voltada para um estilo de vida mais saudável, logo um de seus benefícios inclui o controle de peso corporal e preservação da qualidade de vida. Além de:

📌 Diminuir os riscos de desenvolver doenças cardiovasculares, câncer, diabetes e doenças degenerativas;

📌 Proteger o corpo do surgimento de aterosclerose e trombose;

📌 Fornecer mais nutrientes ao corpo do que alimentos industrializados e ricos em gorduras trans;

📌 Auxiliar na variação de alimentos nas refeições, o que facilita o paladar amplo para as crianças consumirem frutas, legumes e verduras.

Curso de Dieta do Mediterrâneo 

Para que essa dieta e outras sejam repassadas de forma eficiente e assertiva, é fundamental a atualização profissional do nutricionista. A fim de oferecer o melhor atendimento e ser referência em sua área, visite a página e conheça os nossos cursos de nutrição. As matérias são ministradas por professores renomados e você irá aprender os principais benefícios da dieta, além de entender a melhor forma de montar o plano alimentar do paciente.

Confira outros conteúdos que você pode gostar:

4 dicas de sucesso para nutricionistas recém-formados

5 vantagens de fazer um curso online para atualização profissional

Fonte: Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e a Cultura (Unesco).

Tags:, , ,