• Blog
  • Plant Based e Veganismo são a mesma coisa? Entenda neste post!

Plant Based e Veganismo são a mesma coisa? Entenda neste post!

Blog

Plant Based e Veganismo são a mesma coisa? Entenda neste post!

Plant Based e Veganismo são a mesma coisa? Entenda neste post!

Na alimentação da população contemporânea, é notável que as pessoas têm adotado outras formas de se alimentar, com o objetivo de ter refeições mais saudáveis e também por causas sociais, como a proteção dos animais. Nesse cenário, percebe-se a maior adesão às dietas veganas e plant based – que consiste em alimentos vegetais e cereais integrais. Uma pesquisa digital realizada pela BHB Foods e Suplementos junto a Decode, revelou que o interesse dos brasileiros pelo veganismo aumentou em 941% nos últimos anos. A coleta de dados incluiu menções nas redes sociais, artigos de sites e blogs, vídeos no youtube e buscas no google, o que evidencia também que os mais adeptos a esse tipo de alimentação estão entre os mais jovens.

Para te mostrar as principais diferenças entre as dietas veganas e plant based, nós, do Blog da EvolueMed, preparamos esse conteúdo especial. Confira! 

O que é a dieta vegana?

O veganismo é um estilo de vida, pois exclui o consumo animal em vários âmbitos, além da alimentação. É eliminado do cardápio a ingestão de qualquer tipo de carne, ovos, leite, mel e seus derivados. Além de objetos, cosméticos, peças de roupa, produtos de limpeza produzidos e testados em animais. Os adeptos a esse estilo de vida evitam, também, frequentar locais como circos e zoológicos, com o objetivo de eliminar todas as formas de exploração animal. 

Muitas pessoas têm adotado a dieta vegana com o intuito de ter um estilo de vida mais consciente, saudável e sustentável. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), muitos males dos últimos séculos estão relacionados ao consumo excessivo de produtos de origem animal, como doenças cardiovasculares, diabetes e alguns tipos de câncer. Outro fato percebido com esse consumo são os problemas ambientais, como a emissão de gases do efeito estufa e o desmatamento acelerado. 

O que é a dieta plant based?

A plant based, que na tradução livre significa dieta a base de planta, consiste no consumo de alimentos exclusivamente orgânicos e in natura. Nesse sentido, as refeições devem incluir todo tipo de fruta e vegetais; tubérculos como batata, mandioca e batata doce; leguminosas como feijões e lentilha; cereais integrais como arroz, trigo e quinoa; oleaginosas como castanhas, pistache e nozes; além de sementes e cogumelos.

Outro motivo pelo qual as pessoas têm adotado essa forma de se alimentar é pela praticidade e saúde almejada, acompanhado ao maior sabor das refeições e o preço no mercado. Separamos outros benefícios desse tipo de alimentação alternativa, confira:

📌 Maior inclusão de proteínas em lanches, com opções mais saudáveis;

📌 Diminuição do consumo de açúcar, que ajuda no processo de emagrecimento;

📌 Redução dos laticínios na alimentação, o que proporciona maior conforto intestinal;

📌 Redução do consumo de carne, que auxilia a digestibilidade e ajuda na diminuição dos níveis de gordura e colesterol do corpo.

Nutrição na EvolueMed

Para que essas dietas e outras sejam repassadas de forma eficiente e assertiva, é fundamental a atualização profissional do nutricionista. Para oferecer o melhor atendimento e ser referência em sua área, visite a página e conheça os nossos cursos de nutrição. As matérias são ministradas por professores renomados e você irá aprender as principais diferenças entre as dietas, além de entender a melhor forma de montar o plano alimentar do paciente.

Confira outros que você pode gostar:

4 dicas de sucesso para nutricionistas recém-formados

Por que a atualização profissional é importante para nutricionistas?

 

Tags:, ,