• Blog
  • Afinal, como está o mercado de trabalho para nutricionistas? Descubra!

Afinal, como está o mercado de trabalho para nutricionistas? Descubra!

Blog

Afinal, como está o mercado de trabalho para nutricionistas? Descubra!

Afinal, como está o mercado de trabalho para nutricionistas? Descubra!

Disputar uma boa posição no mercado de trabalho vem se mostrando um grande desafio nos tempos modernos, especialmente para quem atua em ramos tão importantes e competitivos como na área de saúde. Diante dessa realidade, saber como está o mercado de trabalho para nutricionistas pode ser muito impotente.

O fato é que essa é uma das profissões que está chamando a atenção no cenário brasileiro e a procura por serviços relacionados com esse especialista não para de crescer, sobretudo para aqueles que investem no aprimoramento constante dos seus conhecimentos. Confira o conteúdo a seguir e aprenda mais sobre esse assunto!

Como está o mercado de trabalho para nutricionistas?

As atividades do profissional formado em nutrição são extremamente importantes para a sociedade, e a atuação da área na promoção da saúde e do bem-estar das pessoas vem sendo, com toda a razão, cada vez mais valorizada. Definitivamente, existe um público mais preocupado em manter uma alimentação saudável.

Entretanto, essa situação extrapola a esfera pessoal e já atinge os mais diversos setores, abrindo um extenso leque de escolhas, sobretudo para quem puder se especializar e investir em atualizações constantes, focando em alguma subespecialidade que mais tenha a ver com seu gosto pessoal, seus objetivos e suas aptidões.

Quais áreas em alta na nutrição atual?

Nutrição esportiva

A nutrição esportiva é uma área que vem crescendo bastante e traz não apenas excelentes oportunidades em termos de  finanças,  mas também em opções interessantes para quem deseja se envolver com os esportes. Além do público estar cada vez mais em busca de uma alimentação saudável, isso está fortemente atrelado à prática de atividades físicas.

O segmento esportivo pode ampliar consideravelmente as alternativas de trabalho dos nutricionistas, até mesmo com a modalidade de estudo online, possibilitando que eles atendam tanto atletas de elite e em alto nível nas variadas modalidades esportivas, como também, aqueles indivíduos que estão à procura de um melhor desempenho na academia ou em sua recreação.

É interessante que o profissional que deseja fazer especialização nessa área tente se concentrar bastante no planejamento de cardápios nutritivos, que ajudem a aumentar o rendimento e o desempenho, além de atender às necessidades nutricionais. Entre os principais locais de atuação, podemos citar academias, clubes e centros estéticos.

Nutrição clínica

A nutrição clínica é, obviamente, uma das áreas mais buscadas pelos nutricionistas que desejam se especializar e, por isso mesmo, também oferece opções para quem deseja estudar online. Essa é uma alternativa para quem não abre mão da atualização constante e investe em compêndios e periódicos do ramo.

Quem quer atuar na nutrição clínica terá, como uma de suas funções principais, a prestação de assistência às dietas dos pacientes, promovendo a sua saúde global. Para fazer isso, é fundamental ter os conhecimentos básicos para restaurar a saúde nutricional de quem esteja com a saúde debilitada, e ainda, para manter o bom estado em pessoas saudáveis.

Não à toa, esse é um profissional com muita demanda para atuar nos ambientes hospitalares e em demais estabelecimentos de saúde, sendo os responsáveis por todos processos de produção de refeições, assim como outros setores, por exemplo o de banco de leite humano, lactários e assim por diante.

É o nutricionista que definirá as dietas para cada paciente, em sintonia com os quadros clínicos de cada um deles. Outro desmembramento possível é o da nutrição ambulatorial, na qual o profissional tem que monitorar as condições e necessidades nutricionais de indivíduos que estejam em asilos, clínicas de estética e em consultas domiciliares, por exemplo.

Saúde coletiva

A saúde coletiva é uma área que vem ganhando espaço no sistema brasileiro e, com isso, também está ampliando o mercado de trabalho para nutricionistas e outros profissionais de saúde. Em linhas gerais, esse setor tem o intuito de trabalhar com a assistência e a promoção de mais educação para os indivíduos e a sua coletividade.

Um nutricionista, atuando nesse ramo, terá entre as suas atribuições a promoção do bem-estar e de atitudes saudáveis por meio de campanhas de marketing, de programas de atendimento à população e pesquisas, preferencialmente em conjunto com outros especialistas, como médicos, enfermeiros e dentistas.

Por conta dos bons resultados do ponto de vista financeiro, visto que é uma especialidade fortemente interligada com a medicina preventiva, o nutricionista na saúde coletiva está sendo cada vez mais requisitado pelo poder público para o desempenho de diversas funções, até mesmo como gestores de programas governamentais.

As famosas ONGs (organizações não governamentais) também entrem nessa equação, demandando um nutricionista especializado em saúde coletiva para combater a obesidade, a síndrome metabólica, o efeito sanfona e a desnutrição. Nesse último caso, na maioria das vezes, o trabalho é mais direcionado para comunidades carentes.

Indústria de alimentos

A própria indústria de alimentos vem se adaptando às novas demandas da sociedade e, por isso mesmo, também está investindo na contratação de nutricionistas para trabalhar em suas etapas produtivas. Isso vem acontecendo não apenas para quem fabrica alimentos propriamente ditos, mas também na de suplementos alimentares.

Nesses casos, os profissionais em nutrição atuarão nos mais diversos projetos relativos ao segmento, seja pelo desenvolvimento de novos produtos ou pela análise de itens que já estão sendo produzidos. Ele também atua no controle de qualidade, em consultorias, no treinamento de funcionários e em testes de degustação de pratos.

Gastronomia

Não é novidade para ninguém que a área de gastronomia está ganhando espaço no mercado e isso se reflete não apenas pelo número de publicações e de interesse do público pelo tema, mas também pelo aumento de cursos e especializações no ramo. Sendo assim, mais do que nunca, gastronomia e nutrição precisam caminhar juntas.

O nutricionista pode atuar nesse campo para obter os melhores resultados, em sintonia com os princípios de uma alimentação mais saudável e equilibrada. Ele também atuará no controle de qualidade e das condições de higiene dos estabelecimentos e na elaboração de novos cardápios, visando oferecer uma alimentação nutritiva e atraente para os consumidores.

Agora que você já sabe como está o mercado de trabalho para nutricionistas, vale ressaltar que não pode abrir mão do que qualquer área exige para o sucesso: aperfeiçoamento constante e muita dedicação!

Gostou de conhecer melhor o mercado de trabalho para nutricionistas? Então, não deixe de seguir a gente no Facebook, Instagram e YouTube para acompanhar nossas publicações!