• Blog
  • Como montar uma rotina de estudos para o TED

Como montar uma rotina de estudos para o TED

Blog

Como montar uma rotina de estudos para o TED

Como montar uma rotina de estudos para o TED

A melhor forma de estar pronto para a prova do Título de Especialista em Dermatologia (ou TED) é montar um cronograma de estudos e se dedicar a ele. Com todo o planejamento feito, é hora de colocar em prática todo o plano de estudos. No momento de se organizar surgem muitas dúvidas de qual método seguir para se preparar. Por isso, nós do blog da Evolumed vamos te dar dicas preciosas para um cronograma infalível. Confira!

Quantas horas de estudo por dia?

Para que sua rotina de estudos seja produtiva ela não precisa ser exaustiva. Então, planeje o seu dia para que os compromissos sejam cumpridos e o tempo de preparação seja respeitado. Tenha uma média de quanto tempo terá para se aprofundar nos estudos, descansar e realizar outros afazeres.

Dica: Utilize agenda, planilha, planner ou o aplicativo de calendário do seu celular para anotar e programar os horários disponíveis a cada dia. Algumas ferramentas como Trello e Toggl podem te ajudar.

Qual o ambiente ideal para estudar?

Tenha um local específico para se dedicar aos estudos. Os livros, apostilas, caderno, computador, anotações e resumos devem estar disponíveis ali. O ambiente deve ser calmo, longe de distrações e com conforto, boa iluminação e temperatura adequada. Dessa forma, é possível favorecer sua ergonomia e concentração.

Crie um cronograma personalizado

Liste todo o conteúdo que precisa ser estudado, separe as disciplinas e pontos mais importantes delas. Divida o tempo que tem pelas matérias a serem estudadas. Faça uma autoavaliação para saber quais os pontos fracos e os pontos fortes em relação ao que precisa ser estudado. Organize todas as informações em uma planilha, separada por dias e horários.

Utilize os principais métodos de estudo

Algumas técnicas comprovadamente eficazes podem ser utilizadas para potencializar e guiar seus estudos. Conheça algumas delas:

📚Rotação de matérias: um dos métodos mais eficientes, que consiste em intercalar as disciplinas, em vez de estudar apenas uma por vez. Faz-se útil para que o aprendizado seja maior e menos desgastante. Recomendado para quem estuda por períodos mais longos durante o dia.

📖Prática Distribuída: consiste em espaçar os estudos ao longo do tempo, ao invés de aprender tudo em uma única vez. Distribua os estudos em momentos durante o dia, isso evita que você fique por um longo e cansativo período lendo as matérias. O método é comprovado cientificamente e possui alta eficiência. Caso sua rotina permita, é uma boa opção.

⚙️Teste prático: compreende em realizar alguma prática do que está estudando. Por exemplo, é possível praticar com diversos exercícios sobre o assunto, simular a apresentação do tema. É visto como um ótimo método de estudo para acelerar o aprendizado.

💬Auto-explicação: significa explicar o conteúdo para você mesmo. Faça a leitura da matéria e depois explique como se estivesse ministrando uma aula para si. O método possibilita treinar a memória e dar noção do que você está aprendendo. Procure separar as explicações em blocos menores, para que você não se perca no assunto.

⏱️Técnica Pomodoro: fácil e eficiente, a técnica diz respeito a programar tempo de estudo e pausas. Você inicia com a 25/5, ou seja, 25 minutos de estudo e 5 minutos de pausa. Posteriormente, você aumenta o tempo de estudo e de descanso. Comprovadamente eficaz, o modo de estudos aumenta a produtividade e traz melhores resultados.

 🔖Dicas da EvolueMed para estudar para o TED:

  • Assista aulas em vídeo
  • Estude antes de dormir
  • Procure sempre revisar os assuntos
  • Faça exercícios
  • Reserve um tempo para descanso
  • Tenha seu plano de estudo
  • Tenha foco e disciplina

Gostou deste conteúdo? Tem muitos outros de seu interesse, aqui, no blog EvolueMed. Confira:

6 DICAS DE COMO ESTUDAR ONLINE PARA VOCÊ SE ORGANIZAR MELHOR

SAIBA QUAIS SÃO AS ETAPAS DA PROVA DO TED