• Blog
  • 10 dicas para manter o foco nos estudos e passar no TED

10 dicas para manter o foco nos estudos e passar no TED

Blog

10 dicas para manter o foco nos estudos e passar no TED

10 dicas para manter o foco nos estudos e passar no TED

Para conseguir sua sonhada aprovação no TED é preciso ter foco, disciplina e muita dedicação. Já tiramos algumas dúvidas sobre a prova do TED, agora, neste conteúdo trouxemos várias dicas de como focar mais nos estudos. Coloque-as em prática e verá como sua produtividade aumentará. Quer alcançar seus objetivos? Então, vem!

Confira a lista com 10 dicas para manter o foco nos estudos para o TED:

    1. Desenvolva a cultura do estudo 🤓

A primeira dica é, talvez, a mais importante: algumas pessoas costumam não ter a “cultura do estudo”, que significa criar o hábito. Quando a rotina de estudos se tornar um comportamento comum, com certeza, haverá mais fluidez e disposição para se manter o foco. Isso te colocará bem mais perto da aprovação na prova do TED.

    2. Teste um novo jeito de estudar 📚

Manter a concentração por horas estudando pode ser cansativo e não ajudar a manter o foco. É possível encontrar algumas técnicas de estudo que se adaptem à sua rotina e também a seus limites, que devem ser respeitados. Descubra uma forma de estudar que mais se adeque ao seu jeito.

    3. Trabalhe com um método de recompensas 🥇

Determine pequenas metas e atribua recompensas a elas, por exemplo: estipule uma meta de 1 hora de estudos e, como recompensa, utilize as redes sociais por alguns minutos. Pode também criar metas diárias de tempo de estudo e se presentear com uma comida favorita ou assistir um filme caso a atinja. Esse método auxilia você a não se sobrecarregar e manter o cérebro produtivo por um tempo maior.

    4. Faça mapas mentais de estudo 💡

Você conhece os mapas mentais? Eles são uma forma de deixar bem visual e de fácil entendimento todas as ideias e planos de estudo que você tem em mente. Existem várias formas de criá-los, pode ser utilizando post-its fixados em um quadro ou parede, ou até mesmo online. O Canva criou um tutorial de como fazer um mapa mental online.

   5. Ouça música 🎵

Pode ser que você não saiba, mas ouvir música pode ajudar a fixar tudo o que você aprendeu, além de auxiliar na concentração. Música clássicas e com bastante melodias são as ideais. O Spotify tem algumas playlists de músicas para o momento.

    6. Descansar também faz parte 😴

O foco e a capacidade de reter informações caem depois de algumas horas de estudo. O cansaço faz com que seus neurônios tenham maior dificuldade de absorver novos conteúdos e os envie para memória de longo prazo. Descansar contribui para que os assuntos aprendidos sejam fixados. Isso inclui também ter uma boa noite de sono.

     7. Pratique exercícios 🚴

Você já deve saber, mas vamos reforçar: os exercícios aumentam a produção dos neurotransmissores, além de liberar serotonina, assim, seu cérebro melhora o desempenho e fica mais alerta. Nada melhor do que estar disposto para estudar, não é?

     8. Elimine todo e qualquer tipo de distração 📵

Deixe o celular de lado e procure um ambiente calmo e confortável para os estudos. Afaste-se de qualquer influência externa que possa prejudicar a sua produtividade nos estudos.

     9. Escreva à mão ✍️

O costume de fazer resumos em cadernos auxilia o cérebro a compreender e memorizar os assuntos estudados.

      10. Estude em grupo 👥

Forme grupos de estudo com amigos que realmente querem manter o foco e passar na prova do TED. Promover estes encontros algumas vezes pode ajudar a quebrar a rotina solitária de estudos. A vantagem é poder tirar algumas dúvidas e aprender os assuntos sob novos pontos de vista.

Gostou deste conteúdo?

Confira outros que podem te interessar:

Como montar uma rotina de estudos para o TED

5 vantagens de fazer um curso online para atualização profissional

Tags:, ,